Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Tuesday, May 15, 2018

Padre Jean Meslier - Ateu, Comunista e Defensor dos Animais


Jean Meslier 

Padre francês (1664-1729) que durante o dia rezava missas e, à noite, escrevia seu “testamento” metendo pau em todo tipo de exploração (político, social, religiosa).

Foi precursor de ideias que viriam florescer mais tarde como o iluminismo, o comunismo e o ateísmo.

O curioso é que os vários conteúdos encontrados sobre ele na internet, enaltecendo seus pensamentos radicais,  quase na sua totalidade simplesmente não falam da sua visão indignada sobre a exploração animal.

Mas, sim, Meslier – um enfezado com qualquer tipo de tirania -, também estendia sua revolta à forma como os humanos tratavam os animais.  

Meslier inclusive “... chega a considerar a indiferença ou mesmo a crueldade dos cristãos com os animais como uma das provas da inexistência ou da hostilidade de Deus” (Matthieu Ricard  no livro “Em defesa dos animais”).

Palavras de Meslier sobre os animais :

“É crueldade e barbárie matar, golpear e degolar, como é feito, animais que não fazem nenhum mal, porque eles são tão sensíveis ao sofrimento e à dor como nós, apesar das afirmações vãs, falsas e ridículas dos nossos novos cartesianos, que os tratam como meras máquinas sem alma e sem nenhum sentimento [...]. Opinião ridícula, afirmação perniciosa e doutrina detestável, uma vez que tende, de modo manifesto, a sufocar nos corações humanos qualquer sentimento de bondade, de gentileza e de humanidade que possam ter por esses pobres animais. [...] Abençoadas sejam as nações que tratam os animais de forma benigna e favorável e que se apiedam do sofrimento e das dores dos animais, mas amaldiçoadas sejam as nações que os tratam com crueldade, que os tiranizam, que apreciam derramar seu sangue e alimentar-se com avidez de suas carnes”
(Mémoire des pensées et sentiments de Jean Meslier)



------------------------------------------

Alguns Links para saber mais sobre Meslier 

Este primeiro link fala sobre a visão de Meslier sobre animais :





Sobre sua frase : "O mundo só será livre quando o último rei for enforcado nas tripas do último padre" 

No comments: