Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, May 18, 2018

Especismo & Libertação Animal




"No século XX, de modo mais exato no final dos anos 1960 e na década de 1970, surgiu um momento que cresce sem cessar e que desencadeou uma mudança significativa de comportamento em relação aos animais, nas sociedades de cultura ocidental. 


De início, houve a publicação do livro Animal Machines : The New Factory Farming Industry [...]. 

Logo a seguir, foi formado o “Grupo de Oxford”, que reunia uma dezena de intelectuais e personalidades ao redor do psicólogo Richard Ryder. 


Este publicou alguns artigos e panfletos contra os abusos de que são vítimas os animais, inclusive um, em 1970, que tratava do “especismo”, um novo termo por ele proposto para ressaltar o fato de que a nossa atitude para com os animais reflete a mesma mentalidade como “racismo” ou “sexismo”.


Ele descreveu assim o seu grande momento de descoberta ou “eureca”:


As revoluções da década de 1960 contra o racismo, o sexismo e a discriminação de classe quase chegaram a tratar dos animais, mas não o fizeram. Isso me preocupou. A ética e a política da época esqueceram os seres não humanos. Todo mundo parecia unicamente preocupado em limitar o preconceito contra os seres humanos. Mas eles não tinham ouvido falar de Darwin? Eu também odiava o racismo, o sexismo e a discriminação de classes, mas por que parar por aí? Como cientista atuando em ambiente hospitalar, eu tinha certeza que as outras espécies de animais sentiam tanto medo, tanta dor e tanta angústia como eu. Era preciso pensar a respeito. Era preciso estabelecer um paralelo entre a nossa condição e a condição das outras espécies. Um dia, em 1970, imerso numa banheira num antigo solar em Sunningwell, perto de Oxford, uma palavra me veio à mente “especismo!”. De imediato, escrevi um panfleto e providenciei sua distribuição em Oxford.



No início ninguém deu muita atenção ao panfleto, até que Peter Singer, estudante em Oxford, entrou em contato com Richard Ryder e lançou o conceito de “libertação animal”. 


Em 1975, ele dedicou a esse tema um livro que teve impacto mundial e cujo título – Animal Liberation [Libertação Animal] – acabou batizando esse novo movimento."


Texto transcrito do livro : "Em defesa dos animais - direitos da vida", de Matthieu Ricard

----------------------------------------------------

Meu comentário : 


O livro do Singer mudou minha vida. Recomendo fortemente a todos que se interessam pela causa animal.


No comments: