Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Tuesday, May 08, 2018

Filme - Em Pedaços (In the Fade / Aus dem Nichts)


A dor do ludo, da perda definitiva. O esmagamento da tristeza, da saudade. O espírito quebrado. As portas fechadas. O enclausuramento da alma. A negação da vida, do seguir em frente. Descrença, sem conforto, sem paz, sem esperança.

Talvez poucas vezes o cinema tenha apresentado o luto de forma tão contundente, tão explícita quanto em “Em Pedaços”, obra Alemã de 2017.

O filme conta a história de Katja (Diane Kruger), uma jovem mulher que perde toda sua família (marido e filho) num atentado terrorista motivado por xenofobia. 

Ao saber da morte dos seus queridos, Katja sucumbe, de forma avassaladora, à dor da perda. Desespero, raiva, ódio, terror e culpa tomam conta da sua realidade, se aderem a sua alma, se tornam seus companheiros.

Nada mais faz sentido.

A vida só volta a lhe mostrar algum interesse quando os assassinos da sua família são levados à júri.

Mas, contrariando suas expectativas, o julgamento, ao invés de lhe trazer o sentimento de justiça feita, a leva a decisões e ações extremas – e para nós talvez incompreensíveis - as quais, dentro da sua mente dilacerada, são sinônimos de paz, conforto e redenção.

“Em Pedaços” é um filme triste, soturno, sombrio, levado nas costas pela atuação magistral da Diane Kruger (merecidamente melhor atriz em Cannes).

É uma obra sólida, firme que nos conduz numa viagem impressionante ao íntimo de um espírito destroçado.

A coisa não é fácil mesmo, ainda mais porque o diretor Fatih Akin não facilita e mantem a câmera quase todo tempo grudada na máscara de dor da protagonista.

Chega a ser quase insuportável, mas vale muuitoooo a pena.

O final apoteótico e inesperado deixa uma sensação complicada de definir.

Tu fica tipo.... de queixo caído, estupefato, chocado...

Filmaço

No comments: