Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, October 16, 2017

Teatro - Aos Sãos



“Aos Sãos” é inspirado pelo poderoso livro “Holocausto Brasileiro”, de Daniela Arbex, que mostrou ao país a tragédia ocorrida no Manicômio de Barbacena (MG) – conhecido como “Colônia”- , local que foi utilizado – no período de 1930 e 1980 – para, além de receber doentes mentais, também para encarcerar pessoas sem sintomas de loucura ou insanidade mas que “incomodavam”, pessoas “indesejadas socialmente”.

Neste critério podiam entrar, por exemplo, gays, negros, prostitutas, alcoólatras, pessoas “tristes”, filhas grávidas solteiras, esposas “ultrapassadas” (que seriam trocadas por jovens amantes),etc.

As internações não seguiam qualquer critério médico e podiam ser decididas por coronéis, políticos e demais poderosos. E as pessoas "mandadas para a Colônia" eram sumariamente condenadas a viver num mundo de sujeira, fome, promiscuidade, abuso, tortura e morte; um perfeito campo de concentração nazista tropical.

Certamente criar uma peça baseada neste verdadeiro genocídio foi um senhor desafio para o Trama Coletivo de Teatro, do qual o grupo se saiu relativamente bem. 

O elenco de jovens atores é talentoso e coeso, com destaque para Bruna Casali e Rafael Bricoli.

A direção é segura e a música executada ao vivo é boa e se encaixa muito bem às cenas.

O texto, porém, é irregular. Equilibrando partes “informativas” (que falam sobre a política e o modus operandi do local), com histórias de alguns pacientes, o texto dá mais ênfase ao cotidiano da Colônia, o que, para quem não leu o livro, é insuficiente para impactar sobre todo abuso e sofrimento ocorrido por lá.

No mais, tudo funciona com méritos e vale a ida ao teatro.

Muito bom.

No comments: