Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, September 25, 2017

Teatro - Lifting

“Lifting” é uma peça do espanhol Felix Sabroso (com a fantástica Drica Moraes e outras mais) que pretende divertir enfileirando sketches, de “mulheres à beira de um ataque de nervos”, às voltas com os problemas da ditadura da beleza.

Só que não.

O que vemos é uma colcha de retalhos, descosturada e mal arrematada, que apresenta, aqui ou ali um ou outro momento de humor proporcionado por algumas situações bizarras, surreais, absurdas.

 Porém estes momentos não são suficientes para encobrir alguns discursos bem preconceituosos do texto quanto à aparência feminina – e alguma coisa da masculina também - , tipo a condenação explícita de rugas, barriga, culotes, peitos e bundas caídas, calvície, etc, tudo jogado na cara da plateia de uma “forma cômica” e "reflexiva".

…. hummm …. 

Enfim, é claro que tudo pode ser visto como uma grande crítica à imposição “do belo”, como uma crítica à incessante busca da perfeição à qual as mulheres, inseguras, se lançam almejando a eterna juventude. 

Sim, a obra pode até ter esta leitura, porém a forma como a maioria das coisas foi apresentada me cheirou preconceituosa.

No final não sei se a peça condenou ou validou a neurose quanto as tais intervenções estéticas, as quais, para mim, são completamente válidas desde que a pessoa não extrapole e se torne um zumbi esticado. 

Mas a peça é ruim e não vale a pena…

1 comment:

Fireproofing Framingham said...

Great readingg your blog