Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Saturday, May 10, 2014

Livro "O Professor" - Cristovão Tezza

Quando li que o novo livro do Cristóvao Tezza tratava de um professor passando a limpo sua vida, antes de receber um prêmio acadêmico de cara pensei  :  “mesma coisa do filme Morangos Silvestres, do Bergman”.

Sim, pois nesta obra prima, o diretor sueco mostra um professor super idoso perdido nas suas memórias - e tropeçando em alguns eventos - durante o trajeto para para a tal homenagem na Universidade de Lund.

Nada a ver. 

Se o filme tem um tom “lírico”, Tezza não doura a pílula ao nos apresentar Heliseu da Motta e Silva, professor aposentado de Filologia Românica, que durante algumas poucas horas desde o despertar, prepara-se para receber, aos 71 anos, uma homenagem por sua carreira.

Divagando sobre o que (e como) discursará, o mestre – vendo o ato como uma espécie de morte simbólica a partir do qual todos o esquecerão - vai fundo na retrospectiva da sua vida.

Neste mergulho conhecemos suas alegrias, suas infelicidades, frustrações; seus relacionamentos fracassados (amorosos e familiares) , num denso quadro de amarguras (e culpas) pontuado com muito sarcasmo e ironia.

Heliseu é patético. Sabe que seus colegas acadêmicos falam por suas costas, a certa altura se auto referencia como “reacionário”, e meio que se enxerga como uma fraude.

Como se isso não fosse pouco, seus fantasmas são porrada : pai  rude e “criminoso", filho gay e  distante, paixões arruinadas, isto sem falar do seu provável assassinato da esposa.

Mas o romance vai além : com passagens ótimas sobre a história recente do Brasil e mundial, também traz trechos saborosos (e alguns difíceis) sobre a construção da língua portuguesa.

Enfim.

No final de "O Professor",  o que fica é um encontro raro com um autor com pleno controle da estrutura narrativa num nível de excelência assustador.

Fiquei tão empolgado que me vi lendo trechos em voz alta tamanha a fluidez e impacto.

Livraço

--------------------

Matéria da Veja sobre o livro

 

No comments: