Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, May 09, 2014

Filme - Tom à la Ferme (Tom at the Farm)

Do Xavier Dolan eu já tinha visto o “Eu matei minha mãe”, seu filme de estréia como diretor. Naquele o rapaz já mostrava seu talento (direção e roteiro), apesar do filme não ser nada demais.

Em “Tom at the Farm” (adaptação de uma peça de Michel Marc Bouchard) , Xavier retorna à temática gay para contar a história de Tom, um rapaz que visita a família do seu namorado Guillaume, recentemente falecido (vai participar da cerimônia de sepultamento). 

Acontece que a familia de Guillaume (mãe / Agathe - e o irmão / Francis- ) é homofóbica total e Tom, sob a pressão / violência de Francis, acaba se envolvendo numa teia de mentiras a fim de criar uma imagem hétero de Guillaume, e assim satisfazer os anseios de Agathe quanto à “normalidade” do filho que partiu.

É surpreendente que a bee, podendo dar no pé a qualquer momento para longe daquela familia disfuncional, prefira ficar ali sendo manipulada e  fazendo o jogo do seu cunhado machista.

Francis é um auto proclamado “hétero comedor” e vê Tom como uma bichinha frágil que esta alí, disponível, para ser alvo de suas frustrações e mentiras  (que não são poucas). Assim, o super macho desce a lenha na bixa e esta apanha horrores mas não vai embora.

É claro que rola algum clima entre os dois, evidenciando a atração e repulsão mútua, mas a coisa não evolui para trepadas ou romance, o que seria até bem lugar comum. Ao invés disto, o roteiro busca revelar as motivações internas dos personagens num desfile de conflitos / traumas / carências e problemas não totalmente esclarecidos.

O final em aberto deixa os espectadores naquele clima “ E daí, o que é mesmo o que o Tom queria ?”, e fica aquela sensação de filme “complexo”, “de arte” que faz a alegria de muita gente.

No geral “Tom à la Ferme” é bom. Nada demais, mas vale uma olhada.

No comments: