Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, August 04, 2017

“É tudo noite “ de Fátima Paródia

Estou lendo o livro de contos “É tudo noite “ de Fátima Paródia. Ainda estou pela metade, mas ontem li um conto que quase me tirou o sono. Chama-se “Dança no Escuro” e parte de uma ideia batidíssima : aquela da rivalidade entre duas irmãs por causa de um homem.

Aqui, Adelaide, irmã de Liliana, namora Eurico sem saber da paixão existente entre ele e Liliana. Romance revelado, nasce o ódio de Adelaide pelos pombinhos.

Os anos passam, família dividida, Adelaide está casada e com uma filha – do mesmo modo que Liliana. Porém, quis o destino que, por uma questão de doença envolvendo uma das crianças, as irmãs tenham que se reaproximar. 

Não dá pra contar mais, mas certamente este texto é um dos mais perfeitos retratos do ódio, do rancor na sua forma mais desnuda, mais crua e verdadeira. 

O final é tão chocante que tive que voltar algumas vezes a leitura para me certificar que o que eu tinha lido era realmente o que eu tinha lido. 

Fiquei tão baratinado que entrei numa nóia de tentar compreender o tamanho do arco da imaginação de um escritor para criar algo tão impactante. Tipo, " de onde ela tirou esta ideia"? Amo textos assim, que fascinam enquanto nos socam no estômago e na cabeça. 

Um conto para lembrar para sempre, como alguns do Nelson Rodrigues e outros do Rubem Fonseca.

link para o livro :

http://www.bestiario.com.br/fatima_parodia.htm

No comments: