Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Saturday, March 24, 2012

Livro - O Hipnotista (Lars Kepler)

Capa - O Hipnotista

É inacreditável que um livro como  “O hipnotista” seja anunciado com comentários do tipo :

 “Um livro perturbador, uma leitura maravilhosa. Uma reflexão definitiva sobre o mal” (The Washington Post) 
ou 

 “Todas as características de um clássico.  Tenso e bem-feito,  é um romance policial que nos envolve de uma maneira diabólica” (Marie Claire).

Puro engodo.

O livro é ridículo pra dizer o mínimo. 
 
A narrativa aposta  da imbecilidade do leitor com uma história pretensiosa que lança vários laços para não amarrar nenhum de forma  satisfatória.

Senão vejamos :

O livro começa com o assassinato de uma família cujo único sobrevivente é um garoto de 15 anos, esfaqueado, que se encontra no seguinte estado :

 Médica Daniella vendo o garoto pela primeira vez  :

Contracapa
“Um garoto magro está deitado na cama. Apesar dos machucados, tem um rosto atraente. Duas enfermeiras fazem curativos nos ferimentos.  :  há centenas deles (meu comentário : vejam bem,   “CENTENAS !”), cortes e perfurações por todo o corpo, nas solas dos pés, no peito e na barriga, no couro cabeludo, no rosto” .

Depois a mesma médica comentando a situação com o Detetive Joona :

"- Como está o garoto, doutora ?
- Em choque circulatório.
- O que isso significa ?
- Ele perdeu muito sangue . Seu coração está tentando compensar isso e começou a acelerar.
- Conseguiu conter a hemorragia ?
- Acho que sim, espero que sim, e estamos dando sangue a ele o tempo todo, mas a falta de oxigênio pode afetar o sangue e danificar o coração, os pulmões, o fígado, os rins.
- Ele está consciente ?
- Não.
- É urgente que eu tenha uma chance de falar com ele.
- Detetive, meu paciente está por um triz. Se sobreviver aos ferimentos, não será possível falar com ele por várias semanas”.

Bem, eu diria que o garoto ta bem mal, não ?

Então o que acontece ?

- ATENÇÃO  ! – NÃO LEIA OS COMENTÁRIOS ABAIXO CASO TENHA INTENÇÃO DE SE AVENTURAR NESTA BOMBA !

Logo em seguida se revela que o próprio garoto matou toda a família e se auto-infligiu a tal de CENTENAS DE FERIMENTOS!

E isto é SÓ O INÍCIO.  

Logo depois o adolescente assassino foge do hospital (sim, naquele estado  ótimo descrito anteriormente) e sai enlouquecido matando gente pelo caminho.

Mas isto NÃO É O PIOR !.

Para  dar “densidade” à   obra,  os autores (sim, o tal de Lars Kepler é pseudônimo de um casal sueco - Alexandra e Alexander Ahndoril - que comete livros a quatro mãos), montam uma história paralela ao do garoto-assassino-esfaqueado,  onde o filho (Benjamin) do hipnotista (Erik) é seqüestrado. 

Benjamin tem uma doença séria no sangue que o obriga a tomar injeções especiais.  É claro que o tempo corre e todos se desesperam para resgatar o menino antes do prazo de ataque da doença acabar com ele.  

E como ocorrem as descobertas de onde o menino está ?

 Dentre outras coisas, por uma absurda sorte do destino, O GAROTO FOI SEQUESTRADO COM UM TELEFONE CELULAR PENDURADO NO PESCOÇO E OS BANDIDOS NÃO NOTARAM !!!! E assim o garoto usa o celular para se comunicar !!

MAS ISTO NÃO É O PIOR !!!

Para acabar definitivamente com o “livro”, na página 429 acontece uma coisa que, juro, não acreditei quando li.

Tive que parar, me concentrar, acalmar, ler novamente, especular se não era erro de tradução, até me convencer definitivamente de que, sim, os autores “escreveram” aquelas linhas.

O que ocorre ?

O pai finalmente descobre onde o filho doente está preso,  e liga à noite para o detetive encarregado do caso. 

Transcrevo (com vergonha) as tais linhas abaixo :

Pai falando :

“ - Acho que Lydia levou Benjamin para a casa assombrada de Jussi. Fica em algum lugar da periferia de Dorotea, em Vasterbotten, Laponia”

Meu comentário : o pai está dizendo que Lydia, a seqüestradora, levou seu filho para a casa de Jussi (outro personagem) que fica na periferia de Dorotes, Vasterbotten, Laponia, ou seja com todas as dicas de localização  - só falta o Google Earth,  mapa impresso e GPS.

Seguindo a transcrição :

“- Voce acha ? “ – (responde o detetive)

“ – Estou quase certo – responde Erik insistente – Não há mais vôos hoje. Você não precisa ir, mas eu reservei  três passagens para amanhã de manhã” .  (as três passagens seriam para Erik, sua esposa e o detetive)

Então o que eles fazem ?  Erik e sua esposa VÃO DORMIR E O DETETIVE VAI PARA UMA FESTA !

SIM, com TODOS SABENDO O PARADEIRO DO GAROTO AGONIZANTE é isto o que acontece. Nenhum deles se  lembra de telefonar para a polícia de Dorotes, Vasterbotten, Laponia, e pedir que IMEDIATAMENTE MANDEM UMA VIATURA POLICIAL PARA LIBERTAR O MENINO  - Isto só ocorre na MANHÃ SEGUINTE !

Ah, mas atrás disto tinha uma intenção !!  O casalzinho autor quis criar um final apoteótico  e inacreditável envolvendo pai, mãe, detetive, bandidos, o garoto e um velho que aparece do nada no meio da neve;  então por isto eles não podiam pedir ajuda policial na noite anterior.

Bem, dizem que este horror vendeu mais de 1 milhao de exemplares.

Me pergunto : alguém em sã consciência gostou ?

Que medo...

Os "autores"




7 comments:

Louisiana said...

Com uma atentado desse a literatura eles deveriam se auto-esfaquearem centenas de vezes! :)

Anonymous said...

E o menino tarado "auto-esfaqueado?
ONDE FOI PARAR???

Iuri said...

O menino auto-esfaqueado, acabou re-esfaqueado pela irmã. Aliás, ele matou todo o resto da família porque esta irmã (a unica sobrevivente) não quis dar para ele. Pode ?

Aprovação said...

E pensar que eu estava com essa bomba na mão, quando lembrei de Just Kids - Patti Smith (que não está mais nas prateleiras das mega livrarias, mas consta no catálogo, lógico) e a mão do destino intercedeu pra que eu fizesse a troca. Mas quase viu?

Iuri said...

Patti Smith ? ... maravilha ! Com certeza muito melhor que esta bomba !

Anonymous said...

Eu li esse livro e adorei. A história é fantástica, cheia de mistério e suspense. O melhor livro que eu já li até hoje.

Iuri said...

Legal, amigo. Eu já achei uma m... Obrigado por passar aqui