Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Tuesday, March 13, 2012

Caetano e Bob Dylan - Jokerman

Bob Dylan
- Infidels - 

 Em 1983 Bob Dylan, depois do lançamento de três álbuns fortemente influenciados pelo cristianismo  lança Infidels, que para muitos analistas marcou a volta do compositor ao canto, digamos, secular.

Produzido em parceria com Mark Knopler (líder do Dire Straits) , Infidels dividiu a crítica quanto  à força da poesia do bardo.  

Enquanto alguns adoraram, outros não viram nada demais  -  Graham Lock do New Musical Express referiu-se a Dilan como “ um desperdício de força cultural... um homem confuso tentando reascender velhas chamas”.


De qualquer forma  este álbum trouxe “Jokerman”, uma das canções mais fortes de Dylan.

 Com uma letra cheia de imagens religiosas, políticas e sociais,  a canção aparentemente queria dar um tapa na cara da era Reagan,  o que fica explícito no clipe oficial (ver abaixo) .

Caetano Veloso
- Circuladô -
Mas, para mim, a melhor versão de Jokerman, sem dúvida é a que Caetano fez para o show Circuladô, de 1992. 

 Recheada de percussão, a canção cresce a cada instante, acompanhada pela voz suave e forte de Caetano.

Legendei o clip e postei abaixo.







Caetano Veloso – Jokerman (Show Circuladô)


Bob Dylan – Jokerman (Oficial)



3 comments:

Aaaa said...

Gosto muito de ambas as versões. Dylan é Dylan. Brilhante compositor, mestre, gênio como apenas ele. E Caetano é Caetano, brilhante compositor, uma grande estrela brasileira.
Dylan gostou dessa versão, e tenho que dizer que é maravilhosa, realmente, mas eu prefiro a original. Por pouco, mas prefiro.

Iuri said...

Eduardo, obrigado por passar aqui. Particularmente acho ambas versões ótimas. A musica realmente é poderosa.

Anonymous said...

Cara, o video do caetano está privado agora, foi você que colocou no youtube certo? Pode colocar como público de novo? Adoro este video