Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Wednesday, November 14, 2012

Lady Gaga em Porto Alegre

Lady Gaga baixou sua "Born This Way Ball" ontem  em Porto Alegre.  Fantástico !

O que poderia ser um show frio e calcado apenas na técnica (aliás excelente), na fantasia, na alegoria,  acabou revelando-se um grande abraço emocionado entre a diva e seus fãs.

E isto fez toda a diferença.

Gaga sabe o que quer e , entre um número e outro – todos perfeitos- , abre espaços para seu discurso libertário, inclusivo, provocativo.

Ela conclama  todos a se divertirem, a se assumirem, a resistirem, a serem o que são e não se importarem com a opinião dos outros.  - E seus  “little monsters”, seus freaks,  respondem ao chamado trajando-se  nas montarias mais bizarra, além de passarem cada minuto da apresentação em estado histérico-catatônico -

Enquanto o show rolava na bela - e fria - noite, eu refletia sobre a importância da permanência, da atualização, da reciclagem deste tipo de mensagem.

Vivi  uma época  onde as coisas eram ditas nas entrelinhas, onde  liberdade era objeto de desconfiança – uma período de medo e repressão.  Depois, a partir do fim da ditadura, tivemos oportunidade de avançar - ou acreditar -  numa sociedade aparentemente mais libertária, mais igualitária -  mas sem dúvida ainda sob a forte sombra do preconceito -

De qualquer forma – a partir dos 80´s -, sob os ventos de uma alvorada mais respirável -  tivemos o privilégio de contar com a arte daquela que pode ser considerada a precursora da Gaga.

É claro que estou falando da Madonna, uma artista  ousada que influenciou o comportamento de toda uma geração.

“Na cama com Madonna” (o filme), “Sex” (o livro), musicas como “Erotica”, “Justify my love”  e “Like a prayer” (o clipe)  são exemplos de postura  no trabalho desta pioneira e que, sem dúvida, foram fortes  exemplos de “I dont give a damn for what you think”.

É quase impossível que qualquer pessoa defensora da liberdade individual – mesmo não gostando de todos os aspectos da arte da diva – deixe de reconhecer sua atitude libertária.

E agora Gaga,  mantém este discurso, esta atitude, renovando-a para a geração atual.

Isto é muito importante. Isto é necessário. É imperioso.

É vital, pois  a raiva , o preconceito, a perseguição, a acusação, o ódio sempre vão fazer parte da natureza humana.  O homem sempre vai julgar, apontar o dedo e condenar o outro.

E quando vemos uma artista, com alto nível de qualidade como a Gaga  discursando diretamente ao coração da audiência, motivando as pessoas a assumirem sua natureza (“I was Born this way”), trazendo  suas intimidades para a luz,  celebrando a diversidade, não há como não reconhecer  seu mérito, seu valor.

Longa vida à Lady !

------------------------------------

Abaixo reproduzo algumas das falas da diva durante o show, de acordo com o que registrei.

Certamente pode haver erros, mas os recados tão mantidos.

FALANDO SOBRE SEU PAPEL, SUA MISSÃO :

“ Eu não sou um alienígena. Eu não sou uma mulher. Eu não sou um homem. Eu sou Voces ! Eu sou tudo aquilo que vocês podem ser. E  vocês podem ser o que quiserem.  Não importa qual o seu sexo, não importa como você se veste, não importa sua religião.  Mandem a merda todos aqueles  que os criticarem. Só existe uma vida para ser vivida ! Portanto sejam verdadeiros !

SHOW NUM DIA ÚTIL :

“Quem aqui tem que trabalhar amanhã ?”

Uma galera enorme levantou a mão (inclusive eu)

E ela :

“Tô pôco me lixando pra quem tem que trabalhar amanhã. Eu tenho que trabalhar amanhã ! Mas hoje estamos juntos, e isto não é um funeral ! É uma festa ! “

PREÇO DO INGRESSO :

“Eu sei que o ingresso é caro. E sei o quanto é duro trabalhar para comprar a entrada. Portanto muito obrigado por se esforçarem para estarem  aqui esta noite. Assim como vocês se esforçaram eu também vou me esforçar para fazer o melhor show! Divirtam-se !”

VIVENCIAS NO RJ :

No Rio de Janeiro, estive na favela do Cantagalo. Lá não vi as crianças conectadas nos seus Ipads e Iphones.  Que maravilha ! A meninada me convidou para jogar futebol !  E uma mulher me chamou : “Ei, Gaga, você sabe cozinhar a galinha  à brasileira ?” E eu fui pra casa dela e cortamos a galinha, cebolas e vegetais. E fizemos uma sopa de galinha excelente !”

RECADOS AOS FÃS :

“Quando olho para vocês, me lembro de mim mesma.  Eu sei o que vocês estão sentindo. Muito obrigado!”

“Voces estão acabando com meu coração !”

“Musica não é  guerra, não é ódio. Música é paz”

REALIZAÇÃO E SONHO :

“Nunca desistam dos seu sonhos !”

“Sou apenas um garota de Manhatan, New York. Nunca pensei em chegar até aqui. Quando eu era criança costumava olhar as estrelas no céu e imaginar se um dia eu chegaria a ser uma delas.  E quando as  coisas aconteceram, quando as janelas se abriram -  e eu fui olhar as estrelas -   eu vi VOCES !”

-----------------------------

Um momento especial do show foi quando uma garota desconhecida - que estava entre os primeiros little monsters chamados ao palco - largou-se a cantar "You and I" na cara dura, sob as bençãos da Gaga.

Foi um choque. O povo não entendeu nada. Não se sabia se era alguma coisa expontânea ou se era ensaiado.

A garota arrasou e saiu ovacionada.

Agora se sabe que ela é a Laura Pinzon, uma garota guerreira de 13 anos aqui de Porto.

Vejam abaixo a saga da little gaucha




Depoimentos de um grupo de outros littles chamados ao palco. Esta bee loirinha tava muito lôca. Força pra ti, bee. Tudo de bom.


No comments: