Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, November 09, 2012

Filme : Gonzaga - de Pai para Filho

Cartaz - Gonzaga
No início da década de 80 assisti aqui no Gigantinho em Porto Alegre um show tremendamente especial.

Um show único, reunindo duas das maiores referências da MPB.

De um lado, Luiz Gonzaga, um ícone, um mito. O responsável por revelar ao Brasil a cultura, os costumes, os dramas do Nordeste em obras primas que registram a dureza, sofrimento e a alegria do sertão, como “Asa Branca”, “Assum Preto”, “Xote das meninas” e inúmeras outras.

Do outro, Gonzaguinha, um carioca filho do asfalto. Uma voz que ousou desafiar a ditadura e cantar a vida e seu tempo em obras poderosas como “Comportamento Geral”, “Sangrando”, e outras.

Foi uma noite mágica.

O ginásio lotado entoou cada canção, cada número apresentado com emoção única - e é claro que a massa explodiu quando pai e filho iniciaram o hino “Asa Branca”.

Inesquecível.

Muito  se passou desde então.

Há alguns anos li o ótimo “Gonzaguinha e Gonzagão: Uma História Brasileira”, da Regina Echeverria.

Nesta obra ímpar, Regina vai muito além de meramente narrar a trajetória artística dos protagonistas e acaba traçando um rico painel do relacionamento cheio de conflitos, dúvidas, brigas, abandonos e encontros entre pai e filho.

Então, nesta linha de fã antigo, fui assistir ontem o “ Gonzaga - de pai pra filho”, do Bruno Xavier, (baseado no livro da Regina), que conta a biografia do Rei do Baião, ao mesmo tempo em que relata uma espécie de acerto de contas entre as gerações (um tema universal).

Solidamente estruturado e tecnicamente irretocável, “Gonzaga” é repleto de qualidades que evidenciam o cuidado e a competência dos envolvidos no projeto (aqui se vê o uso de cada real investido na produção). Além disto, o filme tem o mérito de ilustrar muito bem os atritos, divergências e, finalmente, a reconciliação que marcaram as vidas dos heróis em cena.

Palmas para o roteiro da Patrícia Andrade, que consegue, ao mesmo tempo, ser didático e altamente emocional.

Adélio Lima - Fantástico em cena
Os atores (sem exceção) estão nada menos  que perfeitos.

Se eu fosse destacar apenas um, seria o Adélio Lima, que faz o Gonzagão maduro. Adélio revela uma força em cena reservada apenas ao restrito mundo das grandes atuações Irretocável. Vai atuar assim lá na casa do Exu !

Mas, sem dúvida, todos demais também mostram talento em performances vigorosas.

O que dizer de Julio Andrade como Gonzaguinha ? O cara é o próprio ! Que mêda ! Uma coisa incorporação ? Chama o Allan Kardec e manda o espírito subir !

E a Nanda Costa ? E a Cyria Coentro? E o Claudio Jaborandy ? E a Zezé em participação mínima ?
Gente, fala sério. Que elenco !

Com certeza muitos vão reclamar da “música invasiva”, do mar de lágrimas que percorre o filme inteiro, do excesso de cenas melodramáticas, piegas, sentimentais.

Julio Andrade tomado pelo espirito do Gonzaguinha
Certamente dizendo que estes são truques, clichês óbvios para provocar emoções baratas nos espectadores.

E são mesmo ! E funcionaram muito bem comigo ! Chorei cântaros durante quase toda a projeção.

Além disto, a cada música reconhecida - todas muito bem inseridas nas cenas (vide “Assum Preto” na pequena cozinha, ou “Respeita Januário”, na festa do filho pródigo) - eu levava um soco no peito. Não tinha como segurar “o sal no meu rosto” (que eufemismo ridículo).

Mas o “pior” ficou pro fim, quando aparecem as cenas reais da tal turnê que Pai e Filho fizeram nos 80´s.

É óbvio que me transportei no tempo e me vi, juntamente com meu irmão já falecido, novamente no Gigantinho, no meio daquela massa humana, vibrando com os dois gênios no palco.


Me acabei em lágrimas histéricas.

No acender das luzes, tive que sair “à francesa” do cinema, disfarçando meu estado lamentável.

Mas, como disse o “.. inha” : Explode coração !

- e assim eu estava...


TRAILER



RESPEITA JANUÁRIO (é a própria descrição da cena do filme)



ASA BRANCA



COMPORTAMENTO GERAL



SANGRANDO



O QUE É, O QUE É





GAL MATANDO A PAU EM ASSUM PRETO



VIDA DE VIAJANTE






No comments: