Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, November 15, 2012

Filme - Homme au Bain

"Homme au bain" é vazio.

E isto parece ser exatamente o que o diretor  Christophe Honoré buscou, uma vez que o que se ve durante os 73 minutos são ilustrações dos  verbetes  básicos da "Cartilha do Existencialista Amador".

François Sagat (um conhecidíssimo ator pornô gay) faz Emmanuel, um rapaz de corpo escultural - na verdade um protótipo da beleza masculina - que vive nos subúrbios de Paris e  que é, sem que saibamos porque, abandonado pelo cineasta e namorado Omar ( Omar ben sellem), que parte para New York para promover seu filme.

A partir daí  "Homme" mostra em paralelo as andanças de Omar pela big apple - onde praticamente nada acontece além de uma relação fugaz que ele vive com um garoto (de modo bem raso)  -  e o que ocorre com Emanuel, o abandonado na Europa.

No lado frances o filme mostra mais consistência ( pero no muita). Emanuel (o deixado para trás)l encarna uma espécie de objeto de desejo de homens e mulheres e - perdido por ter perdido (sic) o namorado - acaba se entregando a vários contatos íntimos e absolutamente superficiais.

É especialmente interessante - e para mim a melhor parte do filme - a cena onde ele exibe seu corpo nú para um, digamos, "cliente", que, ao ver toda aquela exuberância, compara-o a uma obra de arte kitsch (mas que obra de arte !).

Este mesmo cliente, pede que ele dê uma lição num garoto que acaba de sair do seu apartamento  - também não se sabe porque -, o que acontece numa cena de spanking , que tanto pode ser vista como uma catarse emocional do Emanuel, quanto o cumprimento da promessa feita anteriormente.

Mas isto tudo são conjecturas, uma vez que o filme não explica e não soluciona nada.
Gostei do contraste "carne / intelecto"

Os personagens demonstram a profundidade de pires de formiga. Aparecem e somem ao deus dará. Todos meio perdidos, solitários. Todos em em busca .... ( do que ?).

E a coisa assim vai.

O que pode irritar ou fascinar quem assiste.

Eu particulamente achei uma M.

Curiosidades :


" Homme au Bain é na realidade duas narrativas complementadas. Inicialmente pensado para curta-metragem nos subúrbios de Gennevilliers com François Sagat, os cerca de quarenta minutos filmados fizeram Christophe Honoré pensar que talvez tivesse material interessante o suficiente para criar uma longa-metragem. A solução foi complementar com uma narrativa filmada em formato vídeo digital quando da viagem do cineasta a Nova Iorque para a promoção do seu filme anterior com Chiara Mastroianni, Non ma fille, tu n’iras pas danser (2009). Em Homme au Bain é a visão do namorado em fuga por Nova Iorque"

Registro retirado do site Splitscreen

Meu comentário : Isto explica o porque das cenas que acontecem em New York parecerem forçadas. e desnecessárias..

Videos : 

Numa cena, particularmente bonita, Francois dança (meio desajeitado) ao som de "How Insensitive" (com Nancy Wilson) , versão de "Insensatez" do nosso imortal Tom Jobim. Veja abaxo.



Noutra, os personagens cantam uma musica da Kate Bush que eu adoro : "The man with the child in his eyes" (seria uma referência ao François ?)..  Cortei a cena e postei no Youtube. Veja abaixo.

 

Homme au bain - Trailer



Nancy Wilson - How Insensative



Fernanda Takai - Insensatez



Kate Bush - The man with the child in his eyes





No comments: