Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, January 19, 2018

Filme - Detroit



Detroit é um filme TENSO.

De ficar com o cú na mão.

A coisa é tão punk que, a partir de determinado momento, a barra pesa de um jeito que fica difícil de assistir tanto abuso e violência jogado sem piedade na nossa cara.

Sinceramente, eu fiquei tão angustiado que me deu vontade de ligar um fast forward e pular direto para depois do fim da porra toda.

Ponto para a diretora Kathryn Bigelow que conseguiu construir aos poucos um clima de terror que nos deixa paralisados, estarrecidos.

O filme já começa no bafão, mostrando os tumultos que tomaram conta das ruas da cidade do estado do Michigam entre 23 e 27 de Julho de 1967, quando os negros se rebelaram em protesto contra a perseguição policial, discriminação e exclusão social das quais eram vítimas.

Mas até aí tudo bem. Vemos o povo revoltado correndo pra lá e pra cá, gritando, incendiando, saqueando, e até mesmo levando alguns tiros.

Só que, a partir de uma estupidez causada por um desmiolado, toda a ação pula para dentro de um motel e a coisa descamba para o mais absoluto horror.

Forças policiais e militares invadem o local em busca de um suposto atirador e passam a interrogar um grupo de pessoas de forma cada vez mais abusiva e violenta que acaba em várias mortes.

Acompanhar o destino trágico deste povo inocente é um martírio pois assistimos impotentes a ação da polícia destruindo corpos, mentes e almas de forma sistemática, técnica, sem o menor traço de humanidade.

Mas o tenebroso desta história toda é saber que tudo foi baseado em fatos que ficaram conhecidos como o "incidente do Motel Algiers"

Que tristeza

Os atores estão magníficos.

Me caiu os butiá a performance do John Boyega (o Finn do Star Wars). O negão prova que é um ator do caralho e que tem potencial pra brilhar muito (me lembrou Sidney Poitier). Também o Will Poulter não fica pra trás como o policial psicopata e entrega uma atuação assustadora.

Filmaço, mas somente para quem estômago forte.

No comments: