Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, January 08, 2018

Filme - A Batalha dos Sexos



“Mulher é inferior”, “Mulher não atrai público”, “Mulher não dá espetáculo”, “Jogos entre mulheres são inferiores aos jogos entre homens”, “Mulher tem que ganhar menos”, “Lugar de mulher é na cozinha”.

Estas e outras pérola são ouvidas o tempo todo durante o filme “Batalha dos Sexos”, que mostra o embate ocorrido em 1973 quando Bille Jean King (tenista consagrada mundialmente, dona de títulos simples e em dupla no Grande Slam) enfrentou Bobby Riggs (número 1 do mundo na década de 40) no jogo que ficou conhecido, como diz o título do filme, “Batalha dos Sexos”. 

Bobby, um porco chauvinista e falastrão midiático com compulsão ao jogo, estava determinado a provar que ele, mesmo aos 55 anos, jogava melhor que qualquer super tenista feminina.

Antes do embate em questão, Bobby já havia derrotado a australiana Margareth Court e agora buscava consagração absoluta no jogo contra Bille.

Ela, já então uma ativista dos direitos femininos e chateada com a derrota de Margareth, entrou em quadra determinada a dar o troco em nome de todas as mulheres .

O que se viu, na batalha acompanhada por 50 milhões de pessoas, foi a derrocada do machão que saiu humilhado pela performance furiosa de Bille.

Paralelo a esta trama, o filme mostra Bille Jean casada com um cara meio pateta e descobrindo-se lésbica nos braços de uma cabelereira.

Emma Stone tá legalzinha fazendo uma Bille empoderada e frágil -no que diz respeito às suas questões intimas- , e Steve Carrel manda muito bem na pele do bobalhão chauvinista cheio de falhas de caráter.

Porém, apesar de todas as boas intenções, o filme apresenta diversas falhas, com personagens mal desenvolvidos (a espoca e o filho do Bobby são exemplos evidentes), diálogos caricatos e soluções fáceis (que marido aceitaria tão pacificamente descobrir que sua esposa é uma boa de uma sapatona?).

Mas o conjunto vale a pena, principalmente por trazer a discussão do direito da igualdade dos sexos ainda muito presente nos dias atuais.

No comments: