Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Tuesday, August 12, 2014

Filme – Linha de Frente (Homefront)

imagesUm filme que, a princípio, seria mais um da linha “Jason Statham”, sou seja muita pancadaria e pouco cérebro.

Só que não.

Com produção roteiro do Sylvester Stallone, (baseado num livro de Chuck Logan, um autor meio sazonal), “Linha de Frente” revela-se acima da média com uma história com um toque original e personagens interessantes.

Senão vejamos.

Phil Broker (Statham) é um ex-agente da DEA que entra em crise após uma ação contra uma gangue de motoqueiros que deu terrivelmente errado e custou a vida do filho do chefão (que jura vingança, é claro). Para completar ele perde a esposa e então decide se afastar da vida turbulenta e violenta da metrópole. Com sua filha Maddy de 9 anos (Izabela Vidovic) parte para uma pequena cidade esperando levar uma existência tranquila perto da natureza e das coisas simples. Só que a tal cidadezinha bucólica na verdade esconde um antro de viciados e marginalidade que acabam jogando o tira num espiral de violência insuspeitado.

Dito assim parece que a coisa é simples, direta e decerebrada.

Só que não (again).

Com um toque de “Fargo” (mas puxado pro Rambo) , o filme vai na linha dos “caipiras ignorantes” e a consequência dos seus modos brutos e sonhos de “se dar bem”, o que na verdadade só da merda, of course.

O legal do “Homefront” é que vários personagens não são lineares, do tipo ou tu é do bem ou tu é do mal, o que enriquece a trama e modifica a percepção do espectador em vários momentos. E os atores respondem bem. Todos estão ótimos. images

No desenrolar da história fica evidente que o livro de origem oferece muito mais, pois os “characters” (principalmente os marginais) são consistentes e bem desenhados . Pena que o filme – dentro do formato proposto – não tenha espaço para desenvolver o possível potencial do livro.

Mas, de qualquer forma, o resultado do filme é muito bom.

Abaixo, entrevista (em minha tradução livre) com Chuck Logan, o autor de Homefront

Link original aqui

--------------------------------------------------------------------

Chuck Logan é um autor veterano, que já tem nove livros pulicados, a maioria deles dedicada às aventuras de Phil Broker, um policial disfarçado da mais longínqua e nevada Minnesota. A força da justiça e o pai devotado está prestes a receber sua primeira adaptação para a tela grande com "Homefront", um filme de ação com script de Sylvester Stallone e estrelado por Jason Statham como Broker. O elenco também inclui Winona Ryder, Kate Bosworth e James Franco. Recentemente, o crítico de Blu-ray.com Brian Orndorf teve a oportunidade de sentar-se com Logan para discutir sua experiência com "Homefront" e seus planos futuros para publicação enquanto a revolução do e-book cresce.

 

chuck logan and jason sthatan

Chuck Logan e Jason Sthatam

P. "Homefront" foi publicado originalmente em 2006. Quando foi sua primeira aproximação com a idéia de transformar o romance em um filme?

Logan. A opção original foi em 2006, o que, eventualmente, expirou. A próxima foi em 2008, que expirou também. E então esta recente recente surgiu no ano passado, muito por acaso no meu caso.

P . O quão perto chegou do filme ser feito nessas duas primeiras vezes?

Logan. Eu não penso “muito perto”. Houve várias outras opções discutidas sobre outros livros e eu meio que fiquei cansado com a possibilidade de isso acontecer. Neste caso Stallone é um cara do tipo completo. Ele pode dirigir, produzir, escrever, atuar, e em muitos casos, é alguém que as pessoas enxergam como opção quando estão à procura de elenco, produtor e dinheiro. O fato de "Os Mercenários" ter sido um sucesso e os "Rambo´s" e "Rocky´s" também, lhe dá poder, mais poder ainda com a Millennium Films. E ele quis fazer o filme mas seu tipo (físico) não encaixava. E assim ele chamou Statham.

P. Qual foi sua reação quando soube que Stallone estava interessado?

Logan. Ele sempre foi interessado, mas quando ouvi que eles estavam fazendo o filme, entrei em êxtase. Um ano e meio atrás, eu praticamente perecera na espiral da morte do escritor midlist (nt : escritor que não é best-seller mas que justifica publicação – maiores informações aqui) . E agora Harper Collins está reeditando o livro, e eu estou trabalhando numa prequel (história prévia) da série. Eu gostaria de fazer um livro sobre a filha como adolescente, fazer dela a personagem principal. Então sou apenas um cara feliz.

P. Você preferiria que produtores começassem do princípio (da série) ?

Logan. Você pode lidar com os fatos do que está acontecendo. É difícil especular ou adivinhar este processo (de como o filme está sendo feito). Mas as chances são astronômicas que isto aconteça quando se sabe que um filme está sendo feito. Ainda mais em um um filme com bom orçamento e com algum poder de estrela. Eu estou muito satisfeito com o que está acontecendo, e, pelo que ouvi (eu não vi o filme), dizem que estão fazendo um bom trabalho. Muitas vezes as pessoas se idenficam com Jason Statham em posters onde ele está apontando armas, mas, neste caso (em Homefront) , ele está abraçando uma criança. Espero que este idéia frutifique. Considerando que muita coisa mudou do romance para o filme, a regra de ouro da adaptação é : " eles permanecem fiéis ao espírito da história?" . Na caso trata-se da força de um pai, e eles mantiveram isso, e todo o cenário por trás.

P. Quanto a este ponto (o cenário), a história foi transportada do Norte de Minnesota para a Louisiana. Como é que você aceita isso?

Logan. O que eu aprendi sobre o aparelho cultural norte-americano é que, quando o seu livro é lançado no universo paralelo de Hollywood, nem todos os personagens, nomes e locais o seguem. Assim , o meu desgrenhado policial de Minnesota é agora um britânico careca na Louisiana. O personagem principal do livro, a esposa, está totalmente fora do jogo. O que eu vou dizer: "Não, não vamos fazer este filme, porque eu quero total controle artístico?" Acho que eu poderia ter dito isso, mas não fiz.

5225_tn

P. Stallone tem reputação de alguém que procura um monte de entrada para seus scripts. Há uma piada que diz que seu jardineiro merece crédito por escrever "Rambo" e "Rocky Balboa". Ele lhe procurou durante o processo de desenvolvimento do roteiro ?

Logan. Falei com ele no ano passado sobre um assunto diferente, sobre escrita de argumentos, e toda a vez que falávamos dei-lhe alguns toques sobre "Homefront". Então eles mudaram todo o quadro, rapidamente. Houve uma entrevista com Gary Fleder, o diretor, e Fleder disse que ele e Stallone queriam para Statham o mesmo rumo de Stallone em "Copland", onde ele fez um papel mais dramático, com 50 quilos a mais ( eu acho que ele se deu mal neste filme pois o personagem não condizia com o que o publico esperava dele). E eles (Stallone e Fleder) criaram uma mistura interessante de estrelas, como Franco, que foi uma surpresa. E ouvi que Kate Bosworth tem realmente uma bela atuação neste filme. E Winona Ryder. Então você está atraindo interesses fora do usual "vamos chutar e socar e quebrar os ossos" , típico do gênero. Isso é o que é interessante sobre o filme

P. Alguém da produção teve alguma interação com você? Statham lhe procurou para buscar algumas dicas ?

Logan. Não, nada disso. Acho que eu poderia ter ido até Louisiana, mas a menos que lhe convidem parece tipo uma pressão, como pressionar seu nariz contra o vidro (para espiar). O único feedback verdadeiro até agora é o que leio em vários blogs por aí. Você sabe, a internet é uma espécie de microcosmo da cultura, um bar de fronteira onde não se limita idade para beber, e onde você lê de tudo, e cá e lá vi alguns comentários bem interessantes. O USA Today fez uma entrevista sobre o filme em rede nacional. O que eles disseram foi que Statham estava tentando algo diferente. E se você ver o que ele fez em "Redenção", percebe-se que ele está buscando um papel dramático mais complexo, com mais camadas. O que eu acho bom.

P. Você mencionou ter falado com Stallone sobre roteiros. Você tem algum interesse em prosseguir nessa linha de negócio ?

Logan. Eu estava lançando outra história, outro livro, e há mais dois livros mencionados no contrato como possíveis sequências. Mas isso é especulação.

P. Voce se interessa em ligar-se à maquina Hollywoodiana ?

Logan. Não. Há uma citação famosa, não sei se de Fitzgerald ou Hemingway, que diz : "Você vai até a borda e joga o livro, e eles jogam o dinheiro de volta, e você corre como louco." Estou curioso. Estou ansioso para ir a uma estréia posando de garoto do campo entre as pessoas bonitas. Para mim será um campo de pesquisa

P. Tem planos para o Broker ? Voce mencionou uma prequel (história prévia).

Logan. Por causa do filme, o meu editor e eu estamos conversando novamente. A única coisa lógica a fazer, uma vez que você tem uma estrela de cinema e cartazes de publicidade, é escrever um livro chamado "Broker", e torná-lo uma prévia onde o herói é um cara mais novo. Vai ser confuso na cronologia dos livros atuais, onde Broker está prestes a se candidatar ao Medicare. No filme ele é totalmente diferente. A maneira mais fácil é voltar para quando ele era jovem, solteiro, e como ele chegou a ser um policial disfarçado, ou algo assim ..

P. Se fizerem outro filme com sua obra, lhe interessa ter mais controle ? Ou voce prefere os bastidores ?

Logan. Tenho certeza de que há um milhão de histórias sobre caras brilhantes que vão cheio de planos para Hollywood e acabam decepcionados. Penso que estou muito confortável onde estou agora. Eu posso continuar a escrever romances, e eles podem fazer o que quiserem com eles.

P. Fora “Broker” o que mais está em seus planos agora ?

Logan. Logo após o lançamento do filme e eles reeditarem "Homefront", vou lançar um e-book chamado "Fallen Angel". Tenho vários livros que não pude publicar antes, e agora o mundo mudou com o aumento da edição eletrônica. Planejo reprisar obras antigas, reescrevêndo-as, republicando-as como e-books. Eu gostaria de fazer um livro sobre a filha como protagonista em uma outra história, mas eu não sei onde que acabaria. Estou muito animado

5224_tn

Elenco :

Jason Statham ... Phil Broker
James Franco ... Morgan 'Gator' Bodine
Kate Bosworth ... Cassie Bodine Klum
Marcus Hester ... Jimmy Klum
Clancy Brown ... Sheriff Keith Rodrigue
Winona Ryder ... Sheryl Marie Mott
Omar Benson Miller ... Teedo
Rachelle Lefevre ...Susan Hetch

------------------------------------

Trailer abaixo

No comments: