Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, January 10, 2013

Filme - Os Intocáveis


Os intocaveis - poster
Por “intocáveis” pode-se pensar em figuras de  dois extremos da sociedade, tipo um pária e um brâmane da sociedade de castas hindu ou do Nepal ( na verdade o conceito de "intocável" aplica-se exclusivamente aos párias)

De um lado, o  milionário Philippe (François Cluzet, o Dustin Hoffman francês, ótimo como sempre), - o brâmane - , altamente erudito, requintado, aristocrata,  fino, chique, elegante, porém tetraplégico.

De outro, o estrangeiro Driss (Omar Sy), - o pária-,   um semi-marginal, ex-detento, meio-órfão, quase um homeless, desempregado,  apreciador de funk  de raiz (tipo Earth, Wind and Fire, Kool and the Gang) .

Dentro de um “sistema de castas” (que existe quer queiramos ou não, mesmo camuflado), pode-se imaginar que estes dois universos jamais se tocariam, seja por discriminação, preconceito, temor, condição econômica, condição profissional, poder, etc.

Ou seja, cada macaco no seu galho, cada classe no seu mundo .

Porém este inusitado acontece quando Philipe contrata (em teste) Driss como seu cuidador pessoal.

A partir daí a aproximação que ocorre entre os dois irá desencadear diversas experiências que irão transformá-los, que irão abrir em ambos novos olhares, horizontes e possibilidades de vida

François Cluzet & Omar Sy
Baseado em fatos reais, “Os intocáveis” mostra a bela relação que se estabelece entre estes dois homens, de mundos tão distintos, a partir do momento em que a intimidade emocional (o básico do humano) os conecta e os engrandece.

Algumas cenas são fantásticas, especialmente aquela da associação das músicas clássicas com a mídia  e a outra com os vários formatos de barba e bigode que Driss vai esculpindo no rosto do Philipe.

Não é um super filme, mas vale a pena, mesmo porque assistir  um longa baseado em valores humanos é sempre bom.

Mesmo soando piegas.

---------------
 Trailer abaixo



Sistema de Castas

Só para registro : O desenho abaixo representa o sistema de castas da India, que é condenado por lei mas que ocorre na prática cultural do povo.

No comments: