Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, December 14, 2012

Filme "O Corvo" - Musica "Burn", The Cure

O Corvo
O filme “O Corvo”  é baseado numa HQ de James O´Barr, publicada em 1989, e conta a tragédia de Eric Draven, roqueiro,  e sua noiva Shelly  que são brutalmente assassinados na Noite do Demônio (Devil's Night), a noite que precede o Halloween. 

Um ano depois, sem conseguir descansar a alma  Eric retorna do mundo dos mortos guiado por um corvo. 

Sem lembranças do ocorrido, volta ao seu antigo loft onde recobra as memórias da dor e  da morte. 

Tomado pelo sofrimento e a fúria,  Eric então assume a persona de um guerreiro sombrio e inicia  uma caçada de vingança contra seus assassinos.

----------------------------------------------------

Assisti este filme  num cinema gigantesco e hiper decadente em Sãoâo Paulo em 1994.

Um daqueles cinemas do centro (perto da São João), que teve seu passado de luxo e glória mas que, então (como todos os demais), já estava no caminho irreversível de cerrar as portas, virar uma igreja evangélica ou cine pornô.

Entrei naquele monumento quase arruínado motivado para ver "O Corvo" principalmente (confesso) pelo lado macabro da sua realização, pois todos sabiam que o ator principal, o Brandon Lee (filho do Bruce Lee), havia falecido de forma trágica durante as filmagens. 

E isto ocorreu exatamente na rodagem da cena da morte do seu personagem, o Eric Draven, o que acontece logo no início da trama

O que aconteceu foi que a tal  cena foi filmada de dois ângulos.

O primeiro foi um close-up na pistola disparando, que por conta da curta distância da câmera - para dar mais realismo a tomada -  decidiram utilizar balas verdadeiras, mas sem pólvora.

No intervalo entre esta tomada e a seguinte, quando o personagem do Brandon é baleado (a ser registrada em um ângulo mais aberto), o assistente que deveria retirar todos os projéteis da pistola acabou deixando um no tambor. 

Quando o tiro foi filmado, o projétil esquecido foi disparado, atravessou o abdomen do ator , dilacerou seus órgãos internos e partiu sua coluna vertebral. Brandon foi imediatamente socorrido e sofreu uma desesperada cirurgia de seis horas que  nada  adiantou para  salvá-lo.

Depois disto, é claro que as filmagens foram interrompidas e divulgou-se que filme não seria concluído. 

Mas depois, quando as coisas meio que se acalmaram, o diretor e produtores decidiram terminar a obra - até mesmo numa homenagem à memória do Brandon - com dublês para algumas cenas  noturnas, e  projeção do rosto do ator sobre um corpo alheio em algumas cenas de close.

Então  o que estreiou foi  um filme, interpretado por um ator morto que narra a história de um cara que volta dos mundo dos mortos, sendo que o tal ator morreu durante a filmagens do dito filme. É muita coincidência macabra.

De qualquer forma sentei naquela vastidão abandonada, embolorada e fantasmagórica  e aguardei a sessão iniciar -  ( já meio com mêdo, admito) -.

Luzes apagadas,  surgem os créditos iniciais  e o salão é tomado por uma música perturbadora, dark, executada pelo The Cure, um grupo gótico que fez muito sucesso na época.

Choquei.

É claro que não entendi toda a letra, mas os ruídos, os sons de corvo e a batida sombria criaram o clima  adequado para o que foi projetado depois.

Gostei muito do filme, e nos dias subsequentes não consegui tirar a tal música da cabeça.

Como naquela época não existia Internet,  aguardei o lançamento do Cd da trilha em versão tupiniquim, o que ocorreu logo em seguida.

A música em questão chamava-se "Burn", uma canção pesada, vigorosa que foi composta especialmente para o filme.

Robert Smith
E o Robert Smith,  realmente acertou a bola na letra da canção.  

O que rola aqui é uma espécie de diálogo entre os espíritos da sombras da morte que ficam meio que brincando, meio que debochando e de certa forma até ameaçando - através de vozes sedutoras -  o zumbi que se recusa a morrer

É tipo um canto das sereias do Inferno.

A letra inicia com as vozes dizendo que não adianta nada ele continuar a pensar que está deitado perto da amada ( que elas chamam de "trêmula,  adorada, louca  e despenteada menina pássara"),  que ele deve esquecer tudo e unir-se a elas nas sombras da mortes. 

Mas o herói se recusa, e grita que toda  noite seu corpo queima enquanto ele clama pela amada.
A letra segue com as vozes afirmando que não adianta pensar em amor e mundos mágicos, pois a única coisa real é o fim de tudo e, contra isto, não há nada o que se possa fazer.

Porém novamente Eric  ignora as malditas e reafirma sua dor por estar longe da sua "única amiga", por estar longe da companheira.

Numa espécie de incorporação de um guerreiro, o “imortal”  então  traveste-se na  figura de um  vingador, com roupas, armas, e maquiagem. 

As vozes não perdem tempo e zombam  ao afirmar que, mesmo que ele tente se esconder debaixo de toda uma parafernália, de qualquer fantasia,  elas o encontrarão se assim o desejarem -  ao mesmo tempo em que o convidam a descansar  e esquecer tudo.

Mas o ultor (procurem no dicionário)  já está tomado pela fúria  e parte para a ação como um animal ferido que sonha o Sonho Negro do Corvo.

Segue abaixo o clipe legendado com cenas do filme.


Notas :

Outra música da trilha que me perturbou foi “It can´t rain all the time”, da Jane Siberry.
Achei muito triste. Ainda mais se associada à história de amor do Eric com a Shelly

Video abaixo (vou ver se coloco uma legenda em português)


Na época, alguns críticos compararam “O Corvo”  ao Blade Runner e ao Batman, do Tim Burton.

Não sei até que ponto concordo, mas algumas referências ao Corvo foram introduzidas mais tarde pelo ChristopherNolan. no seu "Batman - O Cavaleiro das Trevas"

Veja aqui.
Batman - Dark Night

Em outra coincidência macabra, as máscaras pintadas na cara do Corvo e do Coringa - do Nolan -  são muito semelhantes.

E ambas marcaram o último papel de seus intérpretes, Brandon Lee e Heather Leadger, respectivamente.

Mêda total.

Veja mais aqui.


Brandon Lee  fez apenas três filmes  e foi sepultado ao lado de seu pai, o legendário Bruce Lee (que também morreu sob circunstâncias misteriosas).
Tumbas de Bruce & Brandon Lee
O filme também faz referências ao clássico poema do Alan Poe, “The Raven”, uma obra fundamental da literatura mundial.

No comments: