Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, April 28, 2011

Edney Silvestre - Se eu fechar os olhos agora

Uma das coisas que devemos aprender é não cair facilmente na conversa alheia quando se trata de adquirir alguma coisa, seja ela qual for.

Infelizmente , ignorei este sábio conselho e mais uma vez caí como um patinho ao comprar o premiadíssimo “Se eu fechar meus olhos agora”, do jornalista Edney Silvestre.

Este livro venceu o Jabuti 2010 de melhor romance de forma polêmica, foi muito elogiado e alçou seu autor ao patamar de celebridade literária nacional.

Ledo engano.

O livro é uma porcaria. Não conseguir avançar e acabei largando, totalmente abismado com a ode à curteza das faculdades literárias cometida a cada página.

Ou eu estou muito ranzinza ou realmente não consegui entender a “beleza da escrita do autor”.

Gente, o que é aquela cena logo no início onde os dois garotos de 12 anos (sim, 12 anos) são torturados e acusados pela polícia de estuprar e matar uma mulher ? O “diálogo” entre os policiais e os garotos é vergonhoso de tão canhestro e primitivo. E o pai malvado ? E depois, a história do velhinho fugitivo do asilo ? E os garotos são motivados exatamente pelo que ? - (do nada eles decidem bancar os detetives ) -

As cenas absurdas vão se enfileirando e não há um resquício de inteligência a que se apegar para motivar a continuidade da leitura.

Com a profundidade de pires de formiga, o autor demonstra querer construir uma alegoria da época da ditadura através dos olhos inocentes da infância. Quer coisa mais batida ? Mas este não é o problema. A questão é que o livro é escrita barata, óbvia, rasteira.

É inacreditável que alguém tenha encontrado qualidade neste cambalacho literário.

Cotação : Uó total

======================================================================

Em entrevista a Folha, Edney comenta não saber o motivo do sucesso do livro.

Vejamos alguns trechos :

Folha : "Tudo começou de verdade com uma crítica elogiosa que recebi na Folha. Aí começou a repercussão." A razão do sucesso ele não sabe, mas arrisca uma hipótese.

Meu comentario : Recebeu uma crítica elogiosa na Folha : só pode ter sido de um compadre.

Folha : "Talvez porque o livro seja um balanço sobre a história do Brasil. E também uma história policial, em termos. E também por ser um romance de formação", divaga.

Meu comentário ; “balanço sobre a história do Brasil”, “história policial”, “romance de formação”, - Ah, ... a modéstia é comovente...

Folha : “Silvestre fará 56 anos em 2011. A estreia tardia, na opinião dele, foi fundamental para amadurecer a criação. "Mas estou em boa companhia. Cervantes também começou em idade madura na literatura. Nada mal, não?" “

Meu comentário : Gente do céu, comparar-se a Cervantes ? Só pode estar brincando ! O bonito tá se achando ...

Folha : Agora Silvestre prepara um novo romance. Sobre o livro, adianta apenas que "envolve o sentimento de ser estrangeiro no mundo".

Meu aviso : Que mêda ! Fiquem alertas !! Fujam !

No comments: