Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, April 29, 2011

A Odisseia de Homero (gato cego) - Gwen Cooper

Não, não se trata do poema épico atribuído a Homero, e sim do livro sobre um gato cego da escritora americana Gwen Cooper .

Homero é o nome do bichano que teve os olhos extirpados no pós-nascimento devido a uma doença, foi abandonado em uma veterinária e que teve a sorte de ser adotado por Gwen.

Isto num momento complicado da vida dela (pós-separação, morando de favor, emprego frágil, etc). Mesmo assim, Gwen apaixona-se pelo bichano e acompanha surpresa o desenvolvimento de várias de suas habilidades ( localizar a comida, usar a caixa de areia, correr, brincar, pular sobre os móveis, esperá-la na porta, etc).

Com momentos hilarios e emocionantes, o livro alterna o relatos das aventuras de Homero (uma em especial é absolutamente absurda de fantástica – aquela em que Gwen acorda no meio na noite e ouve Homero rosnar ... ), com as próprias vivências da escritora. Gwen muitas vezes vê Homero como um mestre - principalmente diante da sua intrepidez para superar sua deficiência - e em determinados momentos age em sua própria vida de acordo com o que aprende com ele.

O livro é eficiente naquilo que pretende e certamente é indicado principalmente para os amantes dos bichanos, já que muitas passagens só vão ser devidamente apreciadas por aqueles que entendem e aceitam a psicologia felina ( a mesma que afasta muita gente do contato com os peludos).

Conceito : Muito bom

Para constar : tenho três gatos em casa (um é zen que dorme comigo, outro bi-polar que chega perto quando quer, e o terceiro totalmente selvagem que odeia os humanos )


Site da Gwen

http://gwencooper.com/

No comments: