Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Sunday, June 15, 2014

Livro - Terra Avulsa (Altair Martins)


Uma mistura pretensiosa que resulta em nada..  

 Foi o que pensei  ao desistir da leitura do novo livro do Altair Martins, "Terra Avulsa"

De início confesso que fiquei entusiasmado pela idéia  central  que acompanha as neuras de Pedro um cara que, traumatizado por um assalto que sofreu,   resolve isolar-se num apartamento e ali inventar seu  próprio país.

Na sua insanidade, ou covardia,  o tal rapaz cria um mundo imaginário,  a chamada  "terra avulsa" (adorei o termo), na qual  “sai da casinha” totalmente.  

Para não morrer de fome, o mancebo é “obrigado” a manter contato com o mundo exterior, pois, afinal, precisa comer e pagar as contas. 

Isto é resolvido através do seu trabalho para uma editora – ele é contratado para traduzir a obra de um poeta nicaraguense -.

Acontece que uma garota, com pretensões de fotógrafa, e funcionária da tal editora, concorda em ser sua  conexão com o mundo lá fora desde que o rapaz crie um poema para cada foto que ela lhe traga. 

Ele, encurralado de certa forma, concorda

Então vamos lá :
      
        1)      Terra avulsa é um romance?
        2)      Terra avulsa é um livro de fotografias?
        3)      Terra avulsa é um livro de poemas?

Isto sem falar que rola uma outra “história paralela”, na qual os protagonistas são os assaltantes que causaram o transtorno do ermitão.

Bem, confesso que acabei perdendo o bonde da proposta. - talvez na minha ignorância literária incapaz de alcançar sua  magnitude -

De qualquer forma, penso até que a mistura “ de estilos” (ou seja lá o que for),  não seria o problema se a prosa fosse sedutora. 

No meu caso simplesmente achei um tédio, totalmente enfadonho. 

Nem poesia, nem fotos, nem história.  Tudo é frouxo, deslinkado.  

 Larguei de mão.
Altair na sua "Terra Avulsa"

No comments: