Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Wednesday, June 25, 2014

Filme–In the Name of

in the name of posterAdam (o brilhante ator Andrzej Chyra) é um padre jesuíta católico, já trintão aparentemente,  que descobriu sua vocação num momento de revelação aos 21 anos.

Hoje, depois de anos como servo de Deus - e depois de  ser transferido para muitas paróquias diferentes (as razões não são totalmente claras), ele trabalha numa comunidade rural do interior da Polônia que abriga rapazes com problemas sociais (os boys são brutos, cruéis, violentos e se comportam no limite da  marginalidade).

Mas Adam é um tipo quente, carinhoso e um sacerdote comprometido que realmente se preocupa com seu rebanho. Porém, do lado dos meninos,  ele é visto com admiração por alguns e alvo de escárnio e desprezo de outros.

No seu trabalho religioso e social, Adam conta com o apoio de Adão Michal (Lukasz Simlat), um professor que abandonou o seminário ao se apaixonar por Ewa (Maja Ostaszewska). Esta, é uma mulher tomada pelo tédio do local e que, tentando dar uma alegria a sua vida,  “desnuda-se’ para Adam, tentanto seduzi-lo. Só que o sexo não rola, pois a verdade é que Adam é gay ( e em profundo conflito sexo-celibato-desejo-repressão).in the name of 002

Quando Adam conhece Lukasz (Mateusz Kosciukiewicz, marido da diretora), o filho estranho e com a língua presa de uma família rural simples, sua abstinência auto-imposta torna-se um fardo pesado.

De modo delicado e casual, aos poucos desenvolve-se entre o padre e o jovem uma relação um tanto “bucólica” ( a passagem deles brincando no milharal traduz bem o clima “natureza”),  que vai resultar na belíssima aproximação no carro, numa cena verdadeiramente “tocante” (no sentido prático e emocional).

Em paralelo, Adam envolve-se no drama de um adolescente  que em segredo de confissão revela ser gay. Este rapaz acaba suicidando-se após envolver-se com outro (que faz a linha “marginal”) também interno da comunidade.

in the name of 003Neste clima turbulentocheio de conflitos intimos e sociais a coisa não pode dar mesmo certo, e Adam acaba indo embora do local. Só que....

Bem, não vou revelar o final, mas digo que a ultima cena é realmente ... (não sei dizer) ..., com uma solução ambígua que pode ou não agradar.

Eu, particularmente, gostei – talvez pela ousadia, mas, ao mesmo tempo, não se pode dizer que a conclusão, repetindo,  seja totalmente satisfatória (tudo depende de ponto de vista).

De qualquer forma o filme é muito bom e merece ser conhecido.

---------------------------------------------------------------------------------

A cena da procissão, com o close na comunidade ao som de “Funeral” da Band of Horses é realmente linda.

Não resisti, extrai o clipe do filme e legendei.

Assista abaixo

--------------------------------------------------------------------------------

Algumas fotos

in the name of 001 in the name of 004
in the name of 005 in the name of 006
in the name of 007 in the name of 008
in the name of 010 in the name of 011
in the name of 012 in the name of 014
in the name of 015 in the name of 016
in the name of 017 in the name of 018
in the name of 019 in the name of 020
in the name of 021 in the name of 022
in the name of 023 in the name of 024

No comments: