Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, July 03, 2014

Filme - Amnesia : The James Brighton Enigma

600full-amnesia -the-james-brighton-enigma-posterAmnesia: The JAMES BRIGHTON ENIGMA (Amnésie: L'Enigme James Brighton ) é um filme canadense (2005) independente, baseada em fatos reais (dizem), mas com alterações de nomes e lugares reais.

Já no título somos instigados pelas duas palavras : amnésia e enigma. Sim, pois mesmo que o protagonista, a partir de determinado momento, “se lembre de tudo”, isto não é suficiente para elucidar “seu enigma”.

A história é uma versão de um fato que teria ocorrido em 1998 : um jovem nu e ferido é encontrado em um terreno abandonado em Montréal. Levado para um hospital, descobre-se que ele sofre de amnésia total (sua única “recordação” é saber ser gay).

Sob tratamento, ele tem flashes sobre seu passado, incluindo lembrar seu nome, James Brighton (Dusan Dukic) , que não são suficientes para que ele recupere integralmente a memória.

James então é adotado – depois de aparecer num programa de televisão - por um professor de linguística, Felix (Norman Helms), membro de uma ong GAY - que o leva para morar consigo. Felix o introduz na comunidade gay de Montreal, na qual ele se torna uma espécie de queridinho devido a sua história triste e aparência frágil.

Porém nem todos compram o drama do rapaz e suspeitas sobre a veracidade do seu drama começam a surgir.

Desmentindo esta possibilidade, James topa ser entrevistado por diversos programas de televisão, na ânsia de ser reconhecido por alguém (família, amigos) e assim traçar seu caminho de retorno ao lar. No entanto as piores suspeitas sobre sua personalidade parecem se confirmar, quando sua história aparece num programa sensacionalista dos EUA e ele é então reconhecido como Matthew Honeycutt, um americano acusado de alguns delitos leves.amnesia-the-james-brighton-enigma

Com esta revelação, ninguém mais tem certeza se ele é real ou se é apenas um fingido.

Sua mãe o busca no Canadá e o traz para casa nos EUA, onde ele continua a afirmar não reconhecer nem a cidade nem os parentes, ambos mergulhados na cultura religiosa pentecostal local. O único ser vivo do qual se lembra é o cachorro da família (vejam só, que ironia).

Aos poucos ele vai se enquadrando, porém o aumento dos pesadelos e dos angustiantes flashbacks revelam gradativamente um passado de problemas psiquiátricos, agravados por uma repressora comunidade religiosa (seu irmão é um pastor evangélico), que resultou em (provavelmente) colapso nervoso, delinquência, fuga -um interlúdio amoroso -, e violência homofóbica.

Confrontado com este cenário caótico, o rapaz parece finalmente encontrar um caminho – doloroso é verdade - para esclarecer tudo e finalmente saber quem é

Mas será que é isto o que ele quer? Será que o que ele se lembra é verdade? Será que ele continua a fingir?

Será...?

=====================================

559Bem,

No fim das contas “Amnesia...” é um filme irregular, com um roteiro capenga com  algumas subtramas paralelas que não são explicadas de forma satisfatória.

Mas nem tudo está perdido e o filme tem seu valor. Porém só vale ver se não se esperar muito.

Mas se não ver, não se perde nada.

=====================================

Trailer

No comments: