Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Saturday, November 16, 2013

(Autor : Iuri) Musical - O Rei Leão (Teatro Renault São Paulo)

Em meio aos borbotões de emoções que foi assistir O Rei Leão no Teatro Renault ,uma particularmente resumiu para mim tudo o que estava sendo entregue no palco. De repente pensei : “é triste que isto só pode ser visto por poucas pessoas”.

Realmente, o espetáculo é tão grandioso, tão impressionante - uma mistura singular e primorosa de técnica e talento - que deveria estar ao alcance de todos, mesmo os fora de Sampa.

A coisa é estonteante.

Logo de início, na clássica “Ciclo da Vida”, o povo é arrebatado, com todo o teatro sendo tomado pelos animais que vêm saudar o nascimento de Simba.

É uma gritaria só.
O Ciclo da Vida

Imediatamente os presentes são nivelados pela capacidade de sonhar, de se encantar e emocionar com a arte mais pura e simples; aquela que fala direto à (perdão pelo clichê óbvio) “criança interior”.

Não tem como não se render.

A história - que todo mundo sabe qual é  /  e que pode ser lida aqui -, é universal nos seus temas.

Poder, inveja, covardia, culpa, bravura e coragem surgem a todo momento.

O trajetória de Simba vai do horror ao triunfo e possui todos os elementos que definem um clássico. E o que se vê no palco é uma montagem perfeita que dá aos diálogos e canções uma sustentação primorosa.

Os atores são magníficos. Matheus Braga (Simba Criança), Tiago Barbosa (Simba Adulto),Osvaldo Mil (Scar), Phindile Mkhize (Rafiki ),Josi Lopes (Nala adulta) ,Ronaldo Reis (Timão), Marcelo Klabin (Pumba), César Mello (Mufasa) dão um show.

Pra mim os melhores foram Matheus Braga, Tiago Barbosa e Osvaldo Mil.

Mufasa em cena
Matheus é, como se diz, um “guri de talento”. Impressionante como seu pequeno corpo consegue transmitir força, energia e vibração. Sua voz é abençoada e ele detona em cena, indo do garoto inconsequente e auto-centrado ao trauma do parricídio.

Tiago Barbosa é um absurdo e domina o palco a cada entrada. Voz, corpo e emoção num conjugado de talentos raro. É um privilégio termos um ator do seu nível entre nós.

Osvaldo Mil, faz um Scar nada menos que perfeito. Invejoso, malvado, traiçoeiro e covarde, é a própria expressão do ambicioso que não mede os atos para atingir seus objetivos.

As musicas são lindas cumprindo seu papel de alegrar, encantar e emocionar (só acho que as letras poderiam ter sido preservadas iguais às do filme por uma questão de empatia imediata).

Os bonecos e adereços estão além do elogio. Só vendo para acreditar (e mesmo assim a coisa é “inacreditável”),

De resto, coreografias dinâmicas e um corpo de baile impressionante complementam a grandiosidade de montagem.
Mufasa e Scar

É claro, sabe-se (e tem muito ranzinza de plantão que usa isto como argumento para diminuir os grandes musicais da Broadway) que tudo é milimetricamente estruturado, nada pode sair do formato.

Praticamente não há espaço para “criar”. Tudo tem que seguir a cartilha internacional das montagens. Mas, pergunta-se, qual é o problema ? Afinal, a “fórmula” é elaborada pelos maiores talentos da área no mundo. Tudo é erguido de forma a oferecer um show de padrão (outro clichê) “internacional”.

Então, meu filho, o lance é , repetindo, “deixar aflorar a criança interior” e se deixar tomar pelo encanto do magnífico “O Rei Leão”, reservado apenas para quem ainda preserva o dom de sonhar.

-------------------------------

Paginas :

Pagina oficial da montagem brasileira : O Rei Leao o Musical

Boa reportagem sobre a montagem (em inglês) : Black Women From Brazil  

Veja São Paulo :  O Rei Leão Musical 

Wikipedia - O Rei Leão Musical

-----------------------------------

Vídeos :


Partes do Musical



Musica "Estão em ti"



Reportagem sobre a montagem



-----------------------------------

Fotos do Programa :








 
Mal posso esperar para ser Rei

3 comments:

Niara Palma said...

Eu, que tive a imensa felicidade de compartilhar com meu irmão Iuri e meu amado Cunhado Luciano esse momento mágico, concordo que todas as pessoas deveriam ter acesso a uma celebração à arte, à música aos efeitos visuais que nos levam a uma emoção tão intensa, que fica mesmo impossível descrever. Apenas complemento que, em uma história clássica como é a do Rei Leão, cuja história foi inspirada em Hamlet,o público tem que se apaixonar pelo personagem principal, o herói. O herói nesse caso representa todas as nossas fraquezas, inseguranças, tristezas e sensação de solidão diante da realidade que se coloca. O público então tem que se identificar com o personagem principal, tem que se apaixonar, sofrer, cair e criar coragem com ele. Isso não se consegue só com uma superprodução irretocável, como é o caso do Rei Leão. Os atores são fundamentais nessa viagem que fazemos junto com o eles e o gurizinho Matheus Braga, nos faz sentir a brincadeira, a alegria e a fragilidade da criança que se vê perdida diante de um momento tão triste e cruel, com um talento enorme que fica difícil entender como cabe em um corpinho tão pequeno. Tiago Barbosa,o Simba adulto, é perfeito na interpretação, voz rara e beleza trazendo todas as dificuldades de um jovem procurando seu lugar na vida, tentando esquecer um passado traumático e tendo que tomar atitudes adultas que são exigidas dele. Quem não se identifica com isso? Agora, para que todo o espetáculo tome forma, por mais incoerente que possa parecer, temos que nos apaixonar também pelo Vilão e Osvaldo Mil traduz todas as emoções humanas que temos e tentamos bravamente evitar que aflorem. A Fraqueza de caráter, inveja, cobiça, que são traduzidas por um figurino maravilhoso e por uma interpretação que consegue transformar um ser covarde e desprezível, em uma figura absolutamente fascinante. Bjo Iuri, obrigada por compartilhar esse momento comigo.

Jussara Palma said...

Eu, infelizmente não consegui ir junto com os meus irmãos a este incrível musical. Em Londres passei, com o big bus tour, pelo Lyuceum Theatre, na Cidade de Westminster, e vi os banner do Rei Leão, é simplesmente maravilhoso, da uma sensação de divindade. É lindo.
Jussara Palma

Jussara Palma said...

Desculpe, erro de digitação, Lyceum Theatre.