Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, December 20, 2018

Livro - Beyond Beliefs: A Guide to Improving Relationships and Communication for Vegans, Vegetarians, and Meat Eaters


“Para muitos veganos, a decisão de parar de comer animais é uma das escolhas mais poderosas de suas vidas.  E esta decisão quase sempre vem com um preço: o abalo nos relacionamentos. O preço oculto de tornar-se vegano frequentemente é penoso, desmoralizador e desafiador, pois os veganos podem se verem, do nada, tendo que lidar com reações defensivas de familiares e amigos quanto ao seu novo modo de vida. Um modo de vida baseado em valores que os veganos acreditam que seriam compartilhados pelas outras pessoas de sua vida. E os não-veganos também sofrem com estes fenômenos de rompimento provocados pelos veganos. 

===========

“Muitos veganos em relações com não-veganos sofrem da dor da desconexão oriunda do sentimento de que eles não podem compartilhar uma parte fundamental de si mesmos com pessoas que lhes são muito próximas"

============

"Porque a cultura do mainstream (sistema dominante) é não vegana, e de certa forma até anti-vegana, os veganos quase sempre se sentem invisíveis, mal interpretados e compelidos a  esconder suas “partes” não aceitas. Assim algumas das crenças mais profundas e importantes dos veganos – as que mais lhe trazem orgulho e paixão- permanecem não vistas e depreciadas. Quando esta experiencia de não ser visto (e muitas vezes julgado) é repetida em relacionamentos próximos, pode ser algo como jogar sal numa ferida. E, embora os não-veganos sejam largamente apoiados pela cultura, eles também podem sentirem-se, em algum nível,  sem base nas suas relações com os veganos. Os não-veganos podem preferir esconder algumas “de suas partes” por medo de serem julgados ou de causar conflitos”.

 ============

"Felizmente, os abalos nas relações não são fatais e não são irreversíveis. Na verdade, tornar-se vegano é uma oportunidade para reforçar as conexões e melhorar a saúde das relações.  Administrar alguns dos desafios dos relacionamentos “veganos/não-veganos” nos demandam executar o duro, porém recompensador, trabalho de nos tornarmos mais conscientes e mais maduros emocionalmente – trabalho que poderíamos não estar motivados a executar se nossas relações estivessem seguindo um curso “normal”."

===========================================================

Estes são alguns trechos do livro  “Beyond Beliefs: A Guide to Improving Relationships and Communication for Vegans, Vegetarians, and Meat Eaters” (Além das Crenças : Um Guia para melhorar a Relação e a Comunicação para Veganos, Vegetarianos e Carnívoros), da Psicóloga Melanie Joy. 

Em “Beyond..”, Melanye lança-se à árdua tarefa de discutir as dificuldades do relacionamento veganos/não-veganos. Melanye não é burra e sabe que a coisa é punk, porém, como “profissional da cabeça”, também sabe que se as pessoas realmente quiserem e realmente se importarem umas com as outras, as diferenças são administráveis e pontes podem ser construídas. 

O livro é excelente (na verdade me ajudou muito), porém, como a cultura atual celebra cada vez mais o individualismo e rompimento entre “os diferentes”, muita gente vai achar o livro ridículo e uma bela de uma merda (tanto veganos quanto não-veganos).

No comments: