Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Wednesday, December 19, 2018

Filme - A Prece

Cristo Salva? 

... pois então...

Vendo o filme “A Prece” podemos chegar à conclusão que sim. 

Ou não seria bem assim? 

Mas, e se Cristo não salva o que será então que aconteceu com o protagonista Thomas (Anthony Bajon, numa atuação premiada com o Urso de Ouro de Melhor Ator, Berlim 2018), um jovem que encontra a cura do vício das drogas ao participar de um grupo de recuperação baseado na fé religiosa e que, cuja experiência, o leva a querer se dedicar definitivamente ao cristianismo?

Se não foi Cristo que o salvou, foi o que então?

Pois bem...

No início, quando chega ao local, Thomas está assustado, agressivo, arredio e fracamente motivado, o que só piora quando toma conhecimento dos mandamentos espartanos a que todos devem se submeter.

Porém tais restrições vêm acompanhadas por sensações que o jovem não está acostumado como apoio, atenção, amizade e acolhimento, o que de certa forma o seduz. 

Mesmo assim, Thomas não entende como as rezas, cantos, trabalhos, meditações e disciplina poderiam lhe ajudar. Isto o leva a quebrar regras, cometer alguns delitos e, digamos assim, repudiar a “doutrina”. 

Porém as coisas não são tão simples e, após vários conflitos (internos e externos) e vivências (emocionais e espirituais), o jovem “ouve o chamado” e parte para ... 

(sem spoiler)

De qualquer forma, algo que o filme deixa evidente – e que é verdadeiro- é que uma rede de apoio baseada no não julgamento, no compartilhamento, no acolhimento, no trabalho e no amor pode ser muito eficiente. 

Porém tais redes só alcançam sucesso se apoiadas na ficção religiosa? 

Fé, amor, acolhimento, superação e renovação são fenômenos exclusivamente religiosos?

Sabiamente “A Prece” não entrega respostas fáceis – o que pode incomodar muita gente - e o final deixa as pessoas tipo “mas e daí?... o que o filme quis dizer?”, e pode frustrar tanto os cristãos quando os ateus .... e isto é um grande mérito.

Muito bom para pensar .

No comments: