Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Wednesday, May 15, 2013

Palco Giratório SESC–Ausência

ausencia teatro

Teatro Gestual. Que diabo é isto? Não é dança, mas não tem falas. O que resulta disto?

Fomos conferir “Ausência”, espetáculo gestual com o grande Luis Melo.

Caí de quatro.

Desde a primeira cena, com uma criatura montada nas costas do protagonista que encara e “dança” para a platéia, até o final aberto e emocionante, “Ausência” é uma sucessão de achados geniais, emoldurados por uma composição plástica brilhante e executados por um ator, que, com completo domínio corporal, arrebata a platéia para o drama solitário de um sobrevivente numa sociedade pós-apocalíptica.

Confesso que tinha receio de assistir uma peça sem falas, mas me dobrei inteiramente diante do acúmulo de talentos apresentados no Teatro do Sesc.

Soberbo.

Chorei, confesso e veria muitas outras vezes.

-------------------------

O texto abaixo foi retirado do Site Globo Teatro

Ausência

Cia Dos à Deux estreia novo espetáculo

Dois anos depois de trazer ao país o premiado espetáculo “Fragmentos do Desejo” – vencedor do Prêmio Shell de 2010 na categoria especial – a companhia franco-brasileira Dos à Deux está de volta.

Radicados na França desde o início dos anos 90, os brasileiros André Curti e Artur Ribeiro retornaram ano passado para o país. Agora, estreiam o oitavo trabalho da carreira, que teve concepção, dramaturgia e direção da dupla. No palco, apenas o ator Luis Melo, protagonista do solo que marca seu début no teatro gestual.

O tema inicial da pesquisa era sobre solidão em um mundo de caos. Ao desenvolver o trabalho, André e Artur se depararam com um artigo em uma revista científica que alimentou ainda mais suas ideias: o assunto tratava do asteróide Apophis, descoberto em 2004 e que passará próximo a Terra pela primeira vez em 2029.

As piores previsões são, no entanto, para o seu retorno, quando aconteceria uma possível colisão com o nosso planeta no ano de 2036, mais precisamente no dia 4 de abril. É neste dia que se desenrola toda a ação de “Ausência”.

Em uma Nova Iorque decadente e arrasada pela radioatividade, pelo racionamento de energia elétrica e, sobretudo, pela falta de água, o protagonista vive confinado no último andar de um arranha-céu. Sua única companhia é seu adorado peixe vermelho que vive em um aquário redondo.

Neste contexto caótico, sob a constante invasão de ratos que tomaram a cidade e do ar irrespirável que lhe exige o uso da máscara de oxigênio até para abrir a janela, o homem vive recluso em seu mundo particular, incapaz de enfrentar o horror das ruas.

Link :

http://www.globoteatro.com.br/emcartaz-1476-ausencia.htm

No comments: