Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, May 05, 2011

Pequena Abelha - Chris Cleave


Tirado das capas do livro :

“Uma obra de arte : perturbadora, excitante e muito comovente” – The Independent; “Uma história arrebatadora” – The New York Times; “Impressionante” – Peple; “Vai extasiar você” – The Washington Post; “Belamente escrito” – The Sunday Tribune...

Apresentação do livro : “Não queremos lhe contar O QUE ACONTECE neste livro. É realmente uma HISTÓRIA ESPECIAL e não queremos estragá-la. AINDA ASSIM, você precisa saber algo para se interessar, por isso vamos dizer apenas o seguinte : Esta é história de duas mulheres cujas vidas se chocam num dia fatídico. Então uma delas precisa tomar uma decisão terrível (...). Dois anos mais tarde, elas se reecontram. E tudo começa... Depois de ler este livro, você vai querer comentá-lo com seus amigos. Quando o fizer, por favor, não lhes dia o que acontece. O encanto está sobretudo na maneira como esta narrativa se desenrola”

Com tantos comentários deste tipo, quem não ficaria interessado neste livro ? Ainda mais sabendo que a obra foi finalista em vários prêmios literários Europeus.

Mas, de verdade, qual foi minha impressão ?

Bem , primeiro fica evidente a boa intenção do autor em trazer à luz questões políticas, econômicas e sociais da Nigéria, através da terrível história da Abelinha (ou Pequena Abelha).

Isto conta ponto.

O que me incomodou – e muito – foi o tom pesado de drama, de tragédia, de tristeza da história. Isto temperado com muitas passagens virtuosas, nobres. Muitas passagens onde os personagens demonstram coragem, força de espírito, valentia.


São tantas “cenas dramáticas” que o livro avança perigosamente na área do piegas, do dramalhão – do novelão - total.

Particularmente não sei dizer se gostei ou não – estou mais para o “não gostei” -

Se recomendo?

Diria que somente para aqueles que gostaram, por exemplo, do ‘Caçador de Pipas’ e principalmente do “O menino com o pijama listrado”. Confesso que não é o meu tipo de leitura preferido, porém acredito que tenha seu valor.

Cotação : ruim (ou bom – depende o ponto de vista)

Obs :

Diz que a Nicole Kidman comprou os direitos e vai protagonizar um filme baseado no livro. Porém uma passagem ela estará impedida de interpretar. É quando Sarah, a inglesa chiquérrima, se olha no espelho e percebe que “ Havia bolsas debaixo dos meus olhos e vincos novos e profundos na minha testa. A máscara estava finalmente rachando...”

Gente, fala sério ! Botozada do jeito que ela tá, alguém acredita que ela ainda pode gerar alguma expressão facial ?

No comments: