Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, June 02, 2008

Filme – A sangue frio (Richard Brooks – 1967)


Um soco na cara – e bem feito para mim. Assim pode ser definido este filme.

Então eu estava em casa e resolvi assistir esta adaptação do clássico do Capote realizada em 1967 que baixei da Internet. O que ? .. um filme com mais de quarenta anos retratando o brutal assassinato da família Clutter pela dupla Richard "Dick" Eugene Hickock (numa grande intepretação do Scott Wilson) e Perry Edward Smith (intepretado pelo Robert Blake – o famoso “Baretta”)? Com certeza, pensei comigo mesmo, a adaptação deve ser bem light pois uma história porrada como esta não seria retratada de forma “densa” em um filme jurássico. E foi o que comprovei. Aliás comecei a achar ridículo quando logo surge o primeiro devaneio do Perry Smith (intepretado pelo Robert Blake – o famoso “Baretta”), quando ele se imagina um astro da música. E eu pensei: que bobagem, meu Deus. Depois o filme encaminha-se para os eventos dos assassinatos e eu pensei : não vão mostrar nada pois o filme é “antigo”. Não deu outra. Um salto da noite dos assassinatos para o dia seguinte resumiu o crime. E o filme segue, por um lado mostrando a investigação policial e por outro as andanças dos criminosos antes da captura (igual ao livro).

Mas hei que comecei a me sentir angustiado pois o filme vai entrando cada vez mais na mente dos assassinos e os devaneios de um e de outro começam a dar outro tom à narrativa. De cínico passei a curioso e daí a perturbado. E o filme vai num crescendo de sufoco. E para meu completo terror, já um tanto perto do final, ocorre um flashback que retoma a noite do crime. Caiu minha cara, mas eu já estava preparado para o pior. E foi o que aconteceu. As assassinatos são mostrados de uma forma que eu diria chocante até para os padrões de hoje. Nada de sangue espirrando e coisas do tipo. O que é mostrado, de forma calma e fria, é a reação de desamparao e horror das vítimas (especialmente a garota). A sequência é angustiante, para dizer o mínimo.

Depois, para nova surpresa, aparece um personagem representando o Capote que passa a acompanhar e a comentar o processo da condenação criminal – também igual ao livro. Seguem-se os acontecimentos no corredor da morte e o enforcamento de ambos. Aliás a cena do enforcamento do Perry Smith é nova porrada – tem a ver com traumas com o pai. Chocante. Um baita filme.

Fofocas :

Os produtores queriam Paul Newman e Steve McQueen para os papéis principais. Ambos recusaram.
Robert Blake anos depois foi acusado de assassinar sua esposa. Foi julgado e inocentado.

1 comment:

Pepe said...

que ótimo! tb achei isso!