Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, June 02, 2008

Filme - Plata Queimada (Marcelo Piñeyro – 2000)


Já tinha lido o livro do Ricardo Piglia (no Brasil chamou-se “Dinheiro queimado”) e fiquei surpreso com o filme. Baseado em fatos reais ocorridos em 1965 no cone sul, Plata Queimada conta a história onde um bando assalta um carro-forte em Buenos Aires, mata algumas pessoas, e acaba fugindo para Montevideo.

O que me surpreendeu no filme foi o foco mais em cima da paixão louca (literalmente) dos “gêmeos” Angel e Nenê do que dos fatos em si. O livro explora mais todo o universo em que história ocorreu e a relação dos dois, apesar de também ser fundamental à narrativa, não é tão explorada como no filme. O filme é ótimo.

Os atores Eduardo Noriega (Angel), Leonardo Sbaraglia (Nenê), Pablo Echarri (Cuervo) e Leticia Brédice (Giselle) matam a pau. Fiquei imaginando que atores brasileiros teriam condições de unir beleza e força de talento iguais aos dos argentinos do filme. Achei dificil. Talvez o Santoro pudesse fazer um dos papéis e olhe lá.

Link para mais informações do filme

http://www.webcine.com.br/filmessi/plataque.htm

2 comments:

Dayse Batista said...

IURI!
Quanto tempo!
Assisti Plata Quemada há tempos, e é um dos meus filmes inesquecíveis. Vi e revi.

Reformulei meu blog e criei outro, com capas dos livros que já traduzi (estou acrescentando aos poucos) e breves comentários.

De resto, não muita coisa :-))

Um beijo a ti, ao Lu, às irmãs e amigas.

Unknown said...

Plata Quemada da história mais original e criativa que eu já vi fitas. Eu amei o personagem do ator Leonardo Sbaraglia, a quem eu agora gostaria de ver na nova serie 2015 : "O hipnotizador" Eu recomendo que você vê-lo.