Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, September 19, 2014

Livro - “A condição indestrutível de ter sido”



“Um livro perigoso”. 

Foi assim que defini o “A condição indestrutível de ter sido”, diretamente à autora Helena Terra no encontro de leitores da Livraria Sapere Aude Livros quarta a noite.  

Perigoso ? 

Sim, pois a retratar a paixão de forma tão visceral e real os leitores podem descobrir (ter que enfrentar /  reconhecer ) suas auto fraudes amorosas e  acabarem direto na moldura do desespero.

Helena não deixa pedra sobre pedra ao descrever, com uma escrita absolutamente lapidar, a construção (e desconstrução)  de um castelo de emoções danadas,  impulsionado por uma paixão (imaginária ou não?) que a leva a heroína perigosamente à beira da loucura (ou ela já chafurda o tempo todo nela?).

Sendo assim, é óbvio que “A condição..”  não  se trata de uma história de “amor”, dentro daquilo que poderia ser considerado “romântico”, “belo”, “cor de rosa”. 

Longe disto.
Helena Terra

Na verdade o livro é o quadro de uma obsessão.

A narrativa em primeira pessoa, mostra uma mulher  ensimesmada e com uma forte queda à “vitimização”   (o homem, Mauro / Mau, é um crucificado sem voz),  o que gera áreas nebulosas, incertas, e o resultado é que, mesmo que vejamos a narradora em vários momentos como uma louca e fora da casinha, não há como não nos reconhecermos, em algum ou em vários momentos,  na montanha russa de sentimentos retratados no texto.  

Tipo, quem nunca ?

Tipo quem nunca quis “uma história”, e por isto imagina, cria, afirma, desconfia, engana-se, retrai-se, cai na real e lamenta ?

Livraço.

2 comments:

Bípede Falante said...

Obrigada pelo post :)
Gostei muito da sua análise, Iuri.
E também gostei do seu blogue. Tem bastante personalidade.
beijos
Helena Terra

Iuri said...

Obrigado por passar aqui, guria. Teu livro é excelente realmente