Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, August 29, 2013

Filme - A Caça

A Caça - Poster

Um filme que já incomoda antes de assistir.  

Sabendo-se que a história narra o drama de um professor injustamente acusado de molestar uma garota e que, por isto, torna-se um pária e é arrastado para um espiral kafkaniano de perseguição e julgamento, só mesmo movido por uma certa coragem para encarar “A caça” de frente. 

E é isto mesmo. 

O filme dinamarques não faz concessões e, de forma crua, nos convida a acompanhar o calvário de Lucas (Mads Mikkelsen) diante de uma comunidade que passa a enxergá-lo como um monstro,  a partir do momento em que Klara (Annika Wedderkopp) uma aluna,  cria uma fantasia na sua cabeça infantil, e faz um comentário que compromete seriamente o professor.

O que se vê daí por diante e crescente execração de Lucas praticada por aqueles que até então eram próximos (colegas, amigos, companheiros, etc) .  É angustiante ver os adultos forçando (com “delicadeza”)  os menores a “confirmarem” aquilo que eles querem acreditar.  

O professor vê-se então cada vez mais isolado, perseguido e agredido ( o que também ocorre com seu filho adolescente).  

A história barra pesada é narrada com pulso firme pelo diretor Thomas Vinterberg e o Mads Mikkelsen simplesmente incendeia a tela com seu talento. 


A força do seu olhar na cena da igreja justifica plenamente sua consagração como melhor ator no festival de Cannes 2012. 

Raramente vi um gesto aparentemente banal concentrar tanta energia, tanta eloqüência, tanta verdade e desespero.  

O final é aberto e perfeito.

 Pode desagradar alguns, mas mostra de forma clara como o preconceito e o julgamento se fixa na mente humana.


Trailer


No comments: