Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Friday, May 25, 2012

Musica Gay - John Grant


John Grant

Conheci o trabalho do compositor e cantor gay John Grant ao assisitir Weekend


Sua musica “I wanna go to Marz”, encerra de forma brilhante este belo filme de Andrew Haigh.

Não conhecia o John 
 e acabei descobrindo um artista único.

Suas canções têm uma poesia especial / estranha e tocam assuntos sociais, morais, sexuais e afetivos de forma um tanto intrigante, para não dizer bizarras e/ou herméticas..

Para saber mais sobre o trabalho do John clique aqui (uma crítica brilhante sobre seu primeiro álbum solo – Queen of Denmaik)

MUSICA  : I WANNA GO TO MARZ / EU QUERO IR PARA MARTE

 A musica.tem um letra bem for a da casinha para quem não entende seu sentido, o qual só pode ser desvendado a partir da explicação do próprio John.

Diz ele  : “Marz é uma loja de doces da minha infância. Agora ela está vazia e à venda.  Mas eu fui visitá-la antes disto, e a senhora que me servia quando eu era criança ainda está lá.  Eles ainda produzem seus próprios doces e sorvetes. Na canção eu listo todos os nomes dos sundaes e bebidas oferecidos lá, como o Green River (Rio Verde). A canção é sobre um portal de volta à infância e inocência, antes das coisas se tornarem complicadas”. (contactmusic.com)

Dito isto, fica fácil entender a letra. 

VIDEO : I WANNA GO TO MARZ / EU QUERO IR PARA MARTE - Legendado

Assim como a letra, o video também é tri estranho. 

Mas, com os esclarecimentos de co-diretor Casey Raymond  para a promonews.tv, o entendimento das imagens fica mais fácil (se bem que nem tudo).

Entrevista :

O vídeo é uma notável combinação de tragédia  assustadora e um (em ultima instãncia enganoso) adorável otimismo.  Como isso aconteceu?

O que captamos da letra da canção foi o desejo melancólico de alguém em retornar às suas memórias infantis favoritas. Nós imaginamos  se isso era realmente possível, que depois de morrer você acaba em algum purgatório, um meio caminho onde você começa a reviver os desejos do seu coração várias e várias vezes.. Pode ser bom durante algum tempo, mas eventualmente pode deixá-lo completamente louco.

Havia uma espécie  de resumo, ou alguma dica, de John ou de sua gravadora ?  Como vocês sabiam que eles iriam na direção de uma idéia tão extrema?
Nós pegamos o trabalho devido aos nossos vídeos anteriores, de modo que todos já sabiam que rumo as coisas iriam tomar. John enviou algumas idéias, que eram em grande parte inviáveis devido ao orçamento, embora ele não tenha mencionado alguém se  afogando em sorvete. Enviamos a eles um tratamento muito vago, principalmente falando de interpretações modernas de fantasmas, como o fantasma da loja de caridade, com raiva de que alguém está comprando suas roupas. Houve também a menção de um fantasma Spectrophiliac,  que estava sexualmente excitado por ter morrido  e, por isto,  passava o dia inteiro se masturbando sobre sua própria sepultura. Assim, o  video final é muito leve em comparação a isso. Eles eram clientes ideais, eles apenas nos deixaram ir em frente

Por que essa doce menina se mata  (supondo que foi suicídio)? A idéia foi inspirada por alguma outra coisa alem da canção ?

Ela teve uma educação dura, sabe, lutando com o mal-estar e a depressão geral.  Amadurecer precocemente 
 pode ser difícil, principalmente se  perceber que sua infância está desaparecendo. Negar a si mesma um futuro é o simbolismo bruto para alguém que tenta se apegar à  infância

Quais foram os desafios de fazer o vídeo? Onde você filmou  e quanto tempo demorou?
Foi um processo escalonada devido a toda a sobreposição de imagens. Primeiro, circulamos por alguns dias em Gales do Sul filmando  em varias locações : um shopping abandonado, uma praia, uma pequena igreja evangélica  onde tentaram nos converter, um hospital que filmamos  sub-repticiamente sob o pretexto de que éramos uma outra equipe de filmagem, coincidentemente esperada  para aquele mesmo dia. Filmamos em uma usina de força e fomos pegos pela segurança,  que nos fez apagar  nossa filmagem. Após isso,  passamos dois dias em um estúdio escuro filmando os fantasmas (acrescentados em camadas), todo o Purgatório e as seqüências de dança. Então  mais um dia para filmar o suicídio de Francesca e seu afogamento no sorvete; uma manhã para  filmar o coelho morto e finalmente um dia para construir e filmar todas as paisagens de doces. Foi um monte de trabalho.

Como você fez a maquiagem para o Cara de Cabeça-Doce ?  E fazer o Bebê de Chocolate? E o  que é sorvete real?
O bebê é quase totalmente feito de doces. O Cara de Cabeça Doce é apenas um sujeito que descobriu ter uma terrível doença de pele. O sorvete para maioria das partes é real, como por exemplo  a cena afogamento. Mas em tudo o mais também utilizamos purê colorido de batata,  porque não derrete tão rápido.

Como você se sente em relação a este vídeo comparado  aos seus outros ?

Certo. Nós gostamos. É certamente bom para fazer um vídeo sem a banda o tempo todo presente pois permite mais espaço para idéias. Dito isso, esperamos fazer o próximo vídeo de John,  que também deve ser muito interessante. 

Dito isto, veja abaixo o clipe legendado em portugues de “Eu quero ir para Marte”


CLIPE : JESUS HATES THE FAGGOTS / JESUS ODEIA AS BICHAS  - Legendado

Outra musica do John. Aqui ele insurge contra aqueles que usam o nome do Cristo para justificar qualquer ódio ou preconceito. 

Para John, a imagem do Jesus déspota se encaixa em qualquer ódio ou condenação que as pessoas queiram expressar.

Em entrevista para a revista UK´s Uncut, John diz : 

“Esta não é minha idéia sobre Jesus, e se você ler sobre sua vida e ensinamentos, verá ele que não tem nada a ver com isto, com o ódio. Suas pregação era sobre a união e igualdade entre as pessoas. Esta musica é sobre as interpretações das suas mensagens por outras pessoas, como por exemplo, alguém diz “eu odeio garfos”, portanto Jesus odeia garfos...”


CLIPE : QUEEN OF DENMARK / RAINHA DA DINAMARCA - Legendado

Cover da Sinead O´connor para a musica do John.

Cheia de metáforas, esta musica fala sobre não se encaixar no mundo, sentir-se estranho, final de relações, entre outras coisas.

Sinead arrebenta.


2 comments:

Roddunn said...

Sou um grande fã de john grant faz um bom tempo, fiquei contente de ler um pouco mais sobre ele. valeu.

Rodrigo Santa Maria/RS

Iuri said...

Legal, cara... Volte sempre