Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Saturday, May 05, 2012

Filme - A Perseguição (The Grey)



Liam Neeson (com sua caraterística cara de sofrido), faz John Ottway  uma espécie de caçador contratado por uma empresa petroleira para matar lobos que se aproximam das suas instalações no Alasca.

Logo no início vemos que Ottway tem um relação ambígua com sua atividade pois, ao atirar num  lobo, aproxima-se do animal agonizante e realiza uma espécie de “cerimônia do adeus”  até  fera  moribunda desencarnar.

Também somos informados que ele padece por estar afastado da amada,  para quem escreve uma carta e guarda no bolso.

Tudo bem, vamos adiante.

Logo em seguida, ele e alguns companheiros embarcam num avião para voltar a civilização. Só que, é óbvio, a viagem dá merda e a aeronave cai no meio de um deserto de neve, longe de tudo e de todos. 

Dai acontece a primeira cena ridícula do filme. 

O que rola é que  um dos colegas ( do qual não sabemos chongas) “aterrisa todo estropiado”  e está  morrendo (já enxergando Jesus).  Ottway então, com sua vasta experiência em  acompanhar a passagem dos lobos desta para uma melhor, aproxima-se do tal colega e , com carinhos e belas palavras,  o “ajuda” a ir para o “Nosso Lar”, numa cena desnecessariamente longa e vazia emocionalmente.

Mas, como azar pouco é bobagem, logo os sobreviventes descobrem que estão sem comunicação, num local perdido depois do cú congelado do mundo , e, para abrilhantar sua miséria,  na mira de uma alcatéia maldita. 

Oba ! Vai começar a ação !

Que nada !  Numa ação “empata foda total,  “A perseguição” logo se revela  absolutamente brochante na  sua tentativa de abarcar vários estilos, sem acertar em nenhum. Que ódio !

Como ação é zero total por não apresentar nem uma cena digna de crédito.

Como suspense falha totalmente  com raros momentos de tensão que são resolvidos de forma apressada e insatisfatória.

Como ode à coragem e força,  afunda com personagens fracos e imbecis que sempre tomam as decisões  mais cretinas na tentativa de sobreviver.

Como estudo psicológico da fragilidade humana frente à força da natureza,  derrapa na construção de perfis rasos e estereotipados -  dentro do manual mais óbvio para a composição do grupo dos petroleiros  (o corajoso, o sábio, o revoltado, o conciliador, o mártir,  etc) - .

Como obra transcendental e filosófica (e até religiosa) – que certamente é o que “A Perseguição” pretende ser –  é absolutamente, indecentemente, escandalosamente patética e  ridícula com suas mais que batidas  referências simbólicas / metafóricas.  Parece que os roteiristas Joe Carnahan  e  Ian Mackenzie Jeffers  consultaram  a cartilha “Como fazer um filme Denso e Profundo” e só colocaram em prática o mais óbvio para não exigir demais do público médio.

Mas e cadê os lobos ? 

Porque não aparecem e matam todos os idiotas de uma vez e assim aliviam os espectadores desta angústia cinematográfica ? 

Para que tanta lenga lenga e encheção de lingüiça – com tanto “drama humano” – se o que queremos ver -  o que pagamos para ver -  são os peludinhos malditos em ação ?

E os flash-backs do personagem do Liam ? Mellldéllls ! ... Tá certo que ele tá sofrendo com a situação da amada, mas precisamos ser bombardeados a cada 15 minutos com as imagens das recordações do rapaz ? 

Chega ! Já entendemos ! Vamos adiante !

O resultado é que o filme é um fracasso bíblico com suas pretensas várias leituras que não levam a lugar nenhum e só  evidenciam a ruína desta  obra vazia, mal escrita, mal dirigida, enfim,  desta droga (M) total.

Ah, e não me venham falar que “o filme se explica” na cena que rola após os créditos finais. Se alguém conseguir ficar no cinema para ver a tal cena, vai concordar que o que acontece – ou não – é a cereja azeda que faltava para coroar este bolo intragável  oferecido aos pagantes incautos.

1 comment:

Anonymous said...

Não sei qual o seu gosto artísticos, mas foda-se, respeito sua opinião sincera sobre o filme. Mas na minha opinião este é um dos melhores filmes que envolvem sovrevivência, ele não mostra a 'mesmisse' de sempre que boa parte dos filmes de sobrevivência mostram, até entendo que o filme seja meio sem sentido, mas é um filme que mudou minha vida. Que tipo de filme mostra o personagem principal tentando se matar nos primeiros 5 minutos de filme?!