Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Saturday, May 19, 2012

Filme - O céu sobre os ombros


O ceu sobre os ombros

Mistura de documentário com ficção “O céu sobre os ombros”, dirigido por Sérgio Borges, acompanha  o cotidiano de três personagens da periferia  de Belo Horizonte, que são :

Everlyn,  um transexual  que faz mestrado na UFMG sobre um hermafrodita do século XiX. Everlyn  também faz programas nas ruas em busca de sexo e afeto,  está louca para arrumar um amor verdadeiro e alimenta o sonho de realizar a operação de transformação do sexo.

Murari,  um skatista, pichador, operador de tele-marketing, hare krishna e torcedor do Atlético Mineiro que perambula pela cidade sozinho e com várias galeras, o que demonstra sua capacidade de se mimetizar com a coletividade, de “desaparecer” em publico ( uma metáfora para a perda do ego).

Lwei, um escritor perdido que escreve vários livros ao mesmo tempo , sem chegar ao final de nenhum.  Lwei nunca trabalhou (passa bom tempo do filme nu)  e é sustentado pela mãe e pela mulher.  Tem um filho doente e revela fortes impulsos suicidas.

Posto isto, o que temos pela frente ? Cenas do cotidiano dos personagens , seus trabalhos, suas relações, suas reflexões e sonhos.  Tudo sob um prisma distante, não invasivo, quase contemplativo.

A emoção, se é que surge, parte principalmente da capacidade  do espectador em penetrar  no universo de cada um e refletir sobre o que é apresentado de forma quase fria.

No final fica a pergunta :  Afinal sobre o que é mesmo  “O céu sobre os ombros ?  Um recorte , um vislumbre, na vida, no cotidiano dos  personagens  ? Um retrato sobre a condição humana nas grandes metrópoles ? Um painel sobre a solidão e a busca do afeto, da felicidade ? Uma reflexão sobre a existência ? Uma viagem às profundezas da alma ? Ou um tédio absoluto travestido de filme Cult ?

O final abrupto – e inconclusivo – reforça  o que foi visto (ou aturado) até o momento, para o bem ou para o mal. 

No comments: