Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Saturday, May 19, 2012

Filme - O Palhaço


O Palhaço

Selton Mello disse que tirou a idéia do Palhaço a partir de questionamentos sobre seu próprio ofício , sobre sua identidade como artista. 

Não sei que meandros psicológicos, emocionais ou existenciais que ele desbravou  nesta busca, mas, seja como for, acertou em cheio.

O filme é fantástico.

Mesmo que, a princípio, encaremos com um certo cinismo a fila de clichês e cenas piegas  - afinal a idéia de palhaço triste é mais velha que andar pra frente - , não há como resistir à delicadeza, respeito e segurança com que o diretor  constrói sua história.


O Palhaço mostra  as andanças da troupe  chamada “O Circo Esperança” que viaja pelo interior do Brasil exibindo espetáculos para platéias cada vez mais vazias, porém encantadas.  Pangaré (Selton) e Puro Sangue (Paulo Jose) – pai e filho no filme - fazem a dupla de palhaços que alegram os shows.


Se em cena eles demonstram uma harmonia perfeita, fora logo se vê que Benjamin (nome “real” do personagem de Selton) enfrenta forte crise a  respeito das  suas  responsabilidades e desejos,   de seu papel  diante de si e dos outros.  Isto o leva, a certa altura,  a tomar uma decisão que o transforma e o conduz  a encontrar o sentido da sua vida.

Mas reduzir o filme a isto  - o que não é pouco – é pouco. Na verdade a galeria de personagens é riquíssima e poderia ser mais explorada revelando mais sobre a vida de alguns deles ( talvez se isto acontecesse acredito que o filme poderia se perder em histórias paralelas, sei lá )  De qualquer forma o que se vê na tela é um hino a condição humana no que ela tem de melhor (amizade, amor, respeito, desapego, honestidade).

O elenco é um assunto à parte. É verdadeiramentee emocionante ver em cena alguns atores em participações  mínimas porém definitivamente marcantes. Para  mim assistir Moacir Franco, Ferrugem e Jorge Loredo foi quase como uma catarse afetiva que ficou com um gosto de quero muito mais.  Outro destaque absoluto é Paulo José. Meu Deus, que ator !  Nada menos que soberbo.

E qual o resultado de tudo isto ? Lágrimas e mais lágrimas. Me lavei chorando. O filme transborda emoção.

Não consegui resistir a história boba e simples,  porém universal,  que fala diretamente ao coração de cada um.

No comments: