Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, December 15, 2008

Boas Festas deprê




























Algumas canções estão tão grudadas na memória coletiva-afetiva da população que temos a impressão que elas existem desde sempre.


É aquele tipo de canção popular cuja origem não sabemos, mas que aprendemos e cantamos desde a infância.


“Boas Festas” é uma destas.


Quem não conhece a trágica canção natalina que diz


“Anoiteceu

o sino gemeu

a gente ficou

feliz a rezar...”


“Papai Noel

vê se você tem

a felicidade

pra você me dar..”


“Eu pensei que todo mundo

fosse filho de Papai Noel

bem assim felicidade

eu pensei que fosse uma

brincadeira de papel...”


“Já faz tempo que pedi

mas o meu Papai Noel não vem!

Com certeza já morreu

ou então felicidade

é brinquedo que não tem!”


Mas de onde surgiu esta composição? Quem foi o autor e qual foi sua motivação?


Talvez poucos saibam que o compositor em questão é José Assis Valente (1911-1958), autor de clássicos da MPB como Camisa Listrada", "E o Mundo Nao Se Acabou".


Protagonista de uma existência sofrida – ele tentou o suicídio algumas vezes e finalmente se matou bebendo guaraná com formicida – Assis Valente pode ser considerado um dos personagens mais trágicos da MPB. No trecho abaixo (reproduzido de uma reportagem publicada em 1936) ele revela como “Boas Festas” surgiu.


“Eu morava em Niterói e passei aquele Natal sozinho. Estava longe dos meus e de todos em terra estranha. Era uma criatura esquecida dos demais, no mundo alegre do Natal dos outros. Havia em meu quarto isolado uma estampa simples de uma menina esperando seu presente, com seus sapatinhos sobre a cama. Eu me senti nela. Rezei e pedi. Fiz então este “Boas Festas”. Era uma forma de dizer aos outros o que eu sentia. Foi bom, porque, de minha infelicidade tirei esta marchinha que fez a felicidade de muita gente. É minha alegria de todos os natais. Esta é minha melhor composição”


A imagem realmente é melancólica.



1 comment:

Bruno Almeida said...

Poxa Iuri que post interessante.
Além da típica "Então é Natal", eu sempre ouvi "Boas Festas" na voz da Simone e nunca soube quem era o compositor.
Muito menos o motivo pelo qual a música foi escrita.
Sinceramente me emocionou o´contexto onde Boas Festas foi escrito.
Afinal...quem já não passou um Natal assim... deprimido.
O mais interessante é ver como o desabafo da dor de Valente se tornou hino de uma celebração tão bela.
Prova de que a ingenuidade de nossos sentimentos ainda vale a pena ser mantida viva.

Abraços, Bruno.