Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, January 30, 2006

O exorcismo de Anne Frank

Image hosting by Photobucket

Ontem eu estava dando uma olhada, pela primeira vez, nesta edição do Big Brother Brasil no sistema pay per view. Varios participantes estavam reunidos num quarto comentando que uma das garotas presentes parecia a Regan (personagem de Linda Blair em “O Exorcista”). Todos concordavam e a tal fulana só ria.

Entusiasmados, o assunto evoluiu para filmes de terror, tipo “quem viu qual”, “o que achou”, etc. Até que um deles saiu com a seguinte pérola : “Tem um filme novo de exorcismo no cinema, é o “Exorcismo de Anne Frank”, alguém viu?”....??!!..... Quase tive uma síncope! Caí na gargalhada! Acho que nem nos meus delírios mais absurdos conseguiria pensar numa mistura destas... Anne Frank exorcisada !!?? ... bem, quem sabe?... de repente seria uma nova idéia...... Ou então poderíamos pensar, invertendo as bolas, em “O diário de Emily Rose”? .. ou quem sabe “O diário de Regan”? .. Meu Deus do Céu !! .. Onde estamos ?? .. E o pior é que nenhum dos demais presentes contestou este absurdo...

Depois da recuperação do choque -e de rir muito mesmo-, me peguei pensando no tipo de pessoas que são colocadas nestes programas e que acabam cultuados na mídia como os “novos famosos”. Estas pessoas, talvez com raras exceções –e aqui incluo o Jean da edição passada- , não têm mais nada a oferecer ao público a não ser uma imagem bela, porém ôca, vazia e inconseqüente.

E o pior é que isto nem pode ser considerado culpa delas pois infelizmente sabe-se que a idéia de um programa “popular” que busque audiência não está vinculada a reunião de um grupo de intelectuais fechados em uma casa discutindo os mistérios da vida –se bem que seria interessante pensar em algo assim. Com certeza seria muito engraçado... –. Mas, pelo menos, as produções destes programas poderiam pensar em tentar injetar alguma dose de formação no público selecionando participantes com nível cultural um pouco superior – e olha que nem precisa ser muito não-.

Mas as coisas não se processam assim. A realidade é que a imagem desvinculada de conteúdo basta para seduzir, chamar a atenção e vender. Eu não quero dizer que acho isto errado, mesmo porque a celebração da estética, da beleza é fundamental para o exercício da sensibilidade, do interesse e da sexualidade. O problema surge quando esta imagem vazia é colocada como única regra para o interesse e notoriedade. Então dá-lhe corpos sarados, muito silicone e tinta no cabelo como prerrogativas para a atração, para a fama.

Assim, aquilo que no início é engraçado e divertido torna-se lamentável quando sabemos que estas celebridades descerebradas acabam sendo cultuadas -mesmo que temporariamente- como ícones de sei lá o que. E também é assustador saber que muitas vezes é através destas regras da exaltação da superficialidade que a voracidade da mídia se impõe na mente e no desejo do público.

E o que resta fazer? .. Imaginar Anne Frank sendo exorcisada?

... é de rir ... ou chorar...

7 comments:

H.Régis said...

Pela primeira vez eu leio alguém sensato. Pelo seu texto eu percebi que você não chega a ser contra, até gosta, talvez para rir um pouco. Mas programs assim não é para rir, é para chorar e muito.Infelizmente essa é uma máxima da nossa sociedade atual, superficial e porque não dizer ignorante.
Cultuar um monte de gente sem nada para fazer, sem um tanto de cultura - Exercismo de Anne Frank? preciso dizer alguma coisa?- é lamentável. Nada contra ninguém que assiste ou participa dessa coisa; contudo acho que a emissora zomba de quem assiste estampando um claro "idiotas" na tela. Gozado, mas... deixa pra lá e viva a superficialidade.

Quanto a Um Sonho de Liberdade, para mim sim foi tudo o que eu escrevi, não pode ser nenhuma obra-prima, mas diferente de muitos filmes e programas, não mostra ou cultua o superficial, mas mostra o lado humano de companherismo sem falsidades...ou quase.
Mas filme é assim mesmo, desperta em cada pessoa um olhar diferente, para o bem ou para o mal.

Valeu pela força no blog, ele existe para discussões e informações. Como o seu blog.

Abraço.

Anonymous said...

Talvez fosse bom fazer exorcismo nos participantes do BBB. Só estando possuído por um espírito maligno(e extremamente imbecil) para imaginar algo como esta verdadeira pérola!
Parabéns pelo Blog!

Anonymous said...

Iuri
------------------------------------------
E o pior é que isto nem pode ser considerado culpa
delas pois infelizmente sabe-se que a idéia de um
programa "popular" que busque audiência não está
vinculada a reunião de um grupo de intelectuais
fechados em uma casa discutindo os mistérios da vida
–se bem que seria interessante pensar em algo assim.
Com certeza seria muito engraçado também...
------------------------------------------

Um grupo de intelectuais presos em uma casa discutindo
os mistérios da vida?

O programa vai se chamar "Assassinato e Outras
Histórias" :D

------------------------------------------
Mas as coisas não se processam assim. A realidade é
que a imagem
desvinculada de conteúdo basta para seduzir, chamar a
atenção e
vender. Eu não quero dizer que acho isto errado, mesmo
porque a
celebração da estética, da beleza é fundamental para o
exercício da sensibilidade, do interesse e da
sexualidade. O problema surge quando esta imagem vazia
é colocada como única regra para o interesse e
notoriedade. Então dá-lhe corpos sarados, muito
silicone e tinta no cabelo como prerrogativas para a
atração, para a fama.
------------------------------------------

Você acade de descrever TODA a nossa realidade no
século XXI. E isso vai além de nacionalidade, não é
apenas um defeito do nosso capitalismo pastiche.
São Pacotes turísticos com direito à plástica, garota
de programa escritora, metrosexual profissional.
No calendário chinês deveria ser o "Fashon Week Cyber
Sexy Dog".

João Soares said...

ola IURI
Sou João, o padrinho do Gil.
Venho do Fases de Lua e agradecer o seu comentario.
Tb achei legal o seu blogue.
Espero que com as palvras do Gil, ensinem os aultos a mudar as atitudes.
Espero tb que goste do meu blogue!!
Paz e Harmonia Ecoplanetária
http://bioterra.blogspot.com

Dark Side said...

acho q essa é a pior edição do bbb. E ainda pior: nem são tão bonitos assim :P

adorei o post
bj

Anonymous said...

é a pior coisa q eu jah li na minha vida , a rotina das palavaras eh mt rotineira ,varios erros de concordancia , uam coisa a dizer vai FAZER AULAS DE PORTUGUEZ FIOTEEEEEEEEEEEEE , pelo amor de crizto , chama alguem pra ti ensianr a escrever pq poutz assim nao da neh neeem !!

Unknown said...

Gente, eu ri demais com a Anne exorcisada... Nossa. Não assisto TV, mas imagino que essas coisas saiam da Rede Globo mesmo. Muito bom.

P.S: Esse anônimo nos comentários matou aulas de gramática. (y)