Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Tuesday, September 13, 2005

Jardim de Cimento

Image hosted by Photobucket.com

Ian McEwan, um dos maiores autores britânicos da atualidade, é um escritor que navega perigosamente nos limites do doentio do ser humano. Ele mesmo diz : "Quando comecei a escrever, aos 20 anos, queria chocar, escapar da cinzenta e provinciana literatura inglesa e ir atrás de William Burroughs, Philip Roth, John Updike e Henry Miller, que pareciam estar em busca de algo mais ambicioso, mais arriscado."

Acabei de ler agora “Jardim de Cimento” um livro pequeno (132 páginas) que confirma a fama do autor. A obra, quase gótica, conta a história de quatro irmãos órfãos (dois casais) que perdem o pai e depois a mãe (cujo corpo encerram no porão). Ao se verem sozinhas, as crianças entram em viagens existenciais individualizadas onde a inocência e a perversidade se confundem. Entre eles estabelece-se um jogo complexo, um arremedo de arranjo de necessidade da continuidade da vida que acontece num cenário de absoluta liberdade de ação onde não existem figuras de autoridade. Daí, sem ninguém para guiá-los, os irmãos se desagregam e se integram, se desenlaçam e se apóiam numa mistura de atração e repulsão. É estranho, triste e sedutor acompanhar estas almas infantis abarcadas pela escuridão, para elas incompreensível. Presos à imaturidade os comportamentos se deformam e os irmãos enredam-se cada vez mais num caminho fadado ao abismo.

No fim de tudo, masturbação, mentiras, apatia, loucura,inocência, incesto, pecado e redenção são acrescentados ao caldeirão onde as crianças queimam e onde encontram sua derrota....Ou quem sabe sua vitória?

6 comments:

Dark Side said...

voltou a postar????
eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee

Anonymous said...

Olá...é a primeira vez que adentro por esta janela dos teus pensamentos e posso dizer que apreciei muito a viagem!
O seu comentário sobre este livro despertou-me grande interesse, confesso que ainda não li nada do autor e creio ser esta tua dica um bom começo para conhecê-lo.
Com certeza virei outras vezes visitar-te...que este instante possa também servir de ponte para uma proveitosa troca de idéias e conhecimentos.

bjos...


Gi!!!

PS.: E se puder me escreve qualquer hora dessas...meu endereço é giselefe8@hotmail.com

Dark Side said...

Olá Iuri!

Bom saber que voltaste a postar aqui no blog, vou voltar a acompanhar!!!

E vim agradecer o comment lá no meu, abração pra vocês!

Anonymous said...

Gostei do seu comentário. è um tipo de texto que me agrada.
Vou procurar este livro para ler.
O tema é bem na linha do "A menina do fim da rua" que até virou filme

Veleu.

René

Gata Guu said...

Olá.

Fiquei curiosa. Encomendei o livro, chegará em 20 dias. Mal posso esperar para ler.

um abraço,

Guu

Unknown said...

Olá...
Adorei sua análise do livro, e confirmo a reflexão do mesmo. Uma obra intrigante e muito envolvente. Muito bom mesmo!
Jacqueline