Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, September 12, 2005

Porto Alegre em Cena - Duas X Pinter

Image hosted by Photobucket.com

Começou no final de semana passado o Festival de Teatro Porto Alegre em Cena, já considerado o maior do Brasil. Fomos ontem assistir a primeira das várias peças que programamos para esta edição. Segue comentário

Duas X Pinter :

Autor : Harold Pinter
Direção : Italo Rossi

Uma peça dividida em dois textos. O primeiro "Cinzas e Cinzas" mostra um casal (Ester Jablonski e Marcelo Escorel) numa discussão sobre um pretenso ex-amante dela. De forma absolutamente não linear o texto escorrega várias vezes para assuntos ou comentários paralelos que de certa forma não têm nada a ver com o mote principal. Assim, a figura e as ações do amante são reveladas em fragmentos de recordações o que mais provoca curiosidade (mas não muita) do que certezas. Ele era um assassino de massas? Tentou realmente matar a personagem? Um sádico? As respostas não são dadas de modo explicito; são tangenciadas. A mulher desdobra-se em um exercício de omissão e necessidade de confissão. O marido (ou namorado, sei lá), tenta cercá-la com várias perguntas e ela escapa. Porém ele mesmo divaga em vários momentos e se perde. Volta, retoma a linha do interrogatório, insiste. No final, revela-se, de forma solta e inconsequente, um cenário de tragédia que pode ou não ser real. Minha avaliação é de que a obra pode ser vista como "instigante" (para uma minoria de intelectuais bem cerebrais) ou "entediante, incompreensível e chata" (para o resto de nós mortais).

O segundo texto, "Uma Espécie de Alasca" (inspirado pelo livro Awakenings, que também originou o filme Tempo de despertar, estrelado por Robin Williams e Robert De Niro), mostra o despertar de uma mulher após 29 anos de sono profundo. Joanna Fomm (em grande forma) faz esta mulher-menina perplexa diante da situação. Questiona se está viva ou morta, dormindo ou sonhando. Acredita ainda ter 15 anos, comporta-se como uma garota, lembra de si mesma como uma garota. Porém, a partir das conversas com o médico e com a irmã, aos poucos vai incorporando a realidade desperta. O interessante é perceber que esta realidade a fascina e assusta. Se por um lado ela tem curiosidade pelo atual, sobre o que aconteceu consigo mesma e com a família, ao mesmo tempo percebe-se seu medo em enfrentar um mundo totalmente diferente. O texto, muito mais acessível que o primeiro, permite algumas risadas o que sem dúvida agrada o público. Para quem viu o filme sabe como a peça termina, só que aqui a personagem volta a dormir por vontade própria..

Para mim o saldo final é regular. Não achei nada excepcional e com certeza não aplaudi em pé (o que todo o resto dos presentes fez).

8 comments:

Anonymous said...

I love your informative entries...you have a great blog here! I'm definitely going to bookmark you!

I have a creating wealth from home site/blog. It pretty much covers creating wealth from home related stuff.

Come and check it out if you get time :-)

Anonymous said...

GoFish Launches SearchWebMedia
Claiming to have created the first integrated Web/media search engine, GoFish has launched SearchWebMedia , which mashes together standard Web search results with movie, music, and ringtone keyword matches.

You have done a great job on setting up your Blog. Your site will definately
be bookmarked.

I am in the process of setting up a cellular phone number search
site/blog. It's basically a resource site which covers cellular phone number search related stuff.

Please let me know what you think if you have time to check it out.

Anonymous said...

Super post! Keep up the good work!

Best Wishes,
Ken
Cheapest Gasoline

Anonymous said...

Be a Blog Reporter?
Be a Blog Reporter? The web log network, Creative Weblogging , recently launched a new project called Creative Reporter .
I really like your blog and will come back often.

We have a cad drafting service related site ourselves and would very much like you to browse it and see what we have to say about cad drafting service.

Anonymous said...

Blog is informative . Dont't stop. This may be of interest to you; how to buy & sell everything, like music on interest free credit; pay whenever you want.

Anonymous said...

olá, boa noite!
adoro teatro, sempre participo do festival nordestino de teatro de Guaramiranga que fica próximo a minha cidade. muito legal seus comentários... continuo os mandado, é um prazer lê-los.

abraços, Benigna.

Raquel said...

Seu blog é muito legal. Um link não é uma concessão. É uma honra. Seu blog está indo direto para os meus links tb.
bjs

Edison Veiga Jr. said...

Muito bom seu blog. Vou virar freguês.




www.cronopolitano.blogspot.com