Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, May 29, 2008

Filme – Old Joy (Kelly Reichard - EUA, 2006)


O que dizer deste filme? .. A história é de uma banalidade ridícula – resumindo : dois amigos vão acampar, e só. Acontece alguma coisa “emocionante” ? Não. Existe algum conflito? Não. Existe alguma ação? Definitivamente não. O que temos então : muitas imagens, pouca conversa (sendo que estas poucas podem ser qualificadas como“ banais”), lentidão – tudo muito devagar naquela linha de “filme para dormir”. Porém, porque alguma coisa me pregou à tela? Porque fiquei assistindo meio abobado, meio chapado até o final? E porque um filme com “estas qualidades” ficou ecoando na minha cabeça ao terminar de forma totalmente aberta? Não sei e nem quero explicar. Anyway, o que ficou para mim é que Old Joy mostra, de uma maneira muito delicada, as vias e os desvios da vida, a tentativa do resgate da inocência, a tentativa do resgate das emoções, a tentativa de retorno a algo deixado pelo caminho. O “clímax” (se é que se pode encontrar algo deste tipo num filme onde nada acontece) na banheira natural é de uma plasticidade magnífica. Ali se revela alguma coisa? Se explica alguma coisa? Talvez para o espectador afoito por identificar algum motivo para a ação (ou falta de) dos personagens, alí está o que o filme quer contar. Não acredito nisto e acho que é sem dúvida alguma de uma burrice atroz resumir o filme a uma história gay mal resolvida. Para mim o filme é amplo, é universal naquilo que nos remete à perda daqueles belos sentimentos que faziam parte da nossa felicidade e que acreditávamos que estariam para sempre conosco.

http://www.revistacinetica.com.br/oldjoy.htm

2 comments:

Dark Side said...

Iuri!

Que bom que voltaste com o blog. Aidna que sob outro nome e outro foco. E teus textos? QUando vão reaparecer por aqui? abraços!

Anonymous said...
This comment has been removed by a blog administrator.