Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Thursday, May 29, 2008

Filme - Tarnation

Sabe aqueles filmes que você acaba de assistir e fica meio fora da casinha ? Este é o meu caso com o Tarnation.

O filme é sincero ou hipócrita? Uma tragédia explícita ou uma ego-trip do diretor ?... neste caso, Jonathan Caouette, um carinha auto-denominado “cineasta underground”.

O filme pode ser definido como um “auto-documentário” já que praticamente todas as imagens são fotos ou vídeos caseiros. Mas o que leva alguém a lançar ao público as mazelas de uma família com doença mental ? – a avó e a mãe Renee seriam esquizofrênicas. Na adolescência Renee passou por tratamento de choque duas vezes por semana durante dois anos. Sua história é de arrepiar.

E o menino Jonathan foi criado sem o pai, viu a mãe ser estuprada, passou por alguns lares adotivos antes de ser definitivamente adotado pelos avós. Como resultado de tudo isto o diretor se coloca como uma “persona angustiada” , fruto desta família louca. E que persona! .. Vídeos mostram Jonathan aos onze anos interpretando uma fulana que apanha do marido e em outro, uma drogada. Um prodigio de precocidade.

Nesta necessidade de se mostrar (ou seria mostrar sua possível doença?) , o diretor / ator bombardeia o publico com uma “performance over” que pode soar totalmente fake - ou real dependendo do ponto de vista. A mim soou mais fake que sincera. Isto falando dele, pois se olharmos para o caso de Renee algumas imagens são impressionantes, principalmente quando a mostra, já ao final, quase que totalmente débil.

Uma cena me incomodou muito : aquela onde Jonathan confronta seu avô questionando se os abusos atribuídos a ele pela sua mãe são verdadeiros ou não. Me chocou tanto a agressividade do cineasta quanto a fragilidade do velhinho acuado.

Produzido por Gus Van Sant e James Camerom Mitchel (o imortal Hedwig), Tarnation é da linha dos chamados “filmes polêmicos e que devem ser vistos. A trilha sonora é fantástica.

http://www.contracampo.com.br/64/tarnationruy.htm


http://www.cinereporter.com.br/scripts/monta_noticia.asp?nid=1768



2 comments:

Anonymous said...

Ele sofre de transtorno de despersonalisacão

Iuri said...

Que bacana. Nunca tinha ouvido falar nisto.