Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Monday, September 19, 2005

Primeiro Seminário de Lideranças de Grupos Cristãos GLTTB do Cone Sul.

Image hosted by Photobucket.com
Abertura do Seminario

Realizou-se no final de semana passado, na cidade de São Leopoldo – RS, o Primeiro Seminário de Lideranças de Grupos Cristãos GLTTB (Gays, Lésbicas, Travestis, Transgêneros e Bissexuais) do Cone Sul. A proposta do evento foi reunir lideranças cristãs do Brasil e do exterior comprometidas em criar e promover grupos religiosos nos quais os participantes podem praticar sua fé livres de preconceitos quanto a sua sexualidade ou outras características individuais.. Com representantes do Brasil, Uruguai, Argentina, EUA, Chile e outros, o encontro proporcionou a troca de experiências entre os guias e definiu ações voltadas para a continuidade da construção e divulgação de movimentos religiosos inclusivos.


No discurso de abertura, o teólogo Andre Musskopf (autor dos livros "Uma brecha no armário -Proposta para uma Teologia Gay-" e "Talar Rosa -Homossexuais e o Ministério da Igreja"-) falou das dificuldades, da lutas e da coragem de homens e mulheres que, mesmo sofrendo discriminações e perseguições dentro das denonimações cristãs tradicionais em virtude da sua orientação sexual, não desistem da sua religiosidade e de expressar e vivenciar suas crenças.


Citando sua própria experiência como exemplo dentro da EST (Escola Superior de Teologia – São Leopoldo/RS), André lembrou das dificuldades pelas quais passou ao ver negada, ao final do curso, sua ordenação como pastor Luterano. Esta situação fez com que ele assumisse o desafio de buscar seus direitos como cidadão e como cristão dentro e fora da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil). Este exemplo de luta é extensivo a todos os demais líderes participantes do evento, com suas trajetórias de vida mais ou menos parecidas, os quais acabaram por construir reputações de vanguarda dentro dos movimentos religiosos nacionais e internacionais.


Neste seminário, eu, meu companheiro e uma grande amiga (Marinês) tivemos a oportunidade de conversar com diversos líderes e conhecer seus caminhos e atividades (Igreja Acalanto, Igreja Comunitária Metropolitana, Catolicos, Presbiterianos, Metodistas, Luteranos, etc). Foi enriquecedor ter contato com a diversidade de idéias e conhecer os trabalhos desenvolvidos por estes homens e mulheres que mantêm suas causas mesmo contra todos os obstáculos enfrentados.


No fim de tudo fica a certeza de que, apesar das igrejas tradicionais ainda serem fontes de muita dor e sofrimento para os GLTTB´s, a fé, a coragem e a esperança na construção de uma nova realidade persistem no coração e mentes de pessoas especiais que laboram para criar e manter espaços de reflexão espiritual onde a inclusão humana é celebrada e onde a chama do verdadeiro amor transforma em cinzas o preconceito e a discriminação.


Image hosted by Photobucket.com
Andre Musskopf



Image hosted by Photobucket.com
Eu, Lu e Pastor Gelson (Igreja ICM Brasil)

Image hosted by Photobucket.com
Eu, Lu e Andre (lançamento dos livros)

Image hosted by Photobucket.com
Eu, Marines, Dilmar e Andre

3 comments:

Anonymous said...

Olá Iure, meu nome é Anderson Viana e sou membro da ICM Brasil - Sede Rio de Janeiro. Nosso amado Pr, Marcos Gladstone esteve também junto a vocês, abençoando e sendo abençoado. Realmante fico feliz por você ter registrdo esse momento tão tremendo em nossas vidas.
Cordialmente em Cristo.
Anderson Alves

Anonymous said...

Olá Lure, Também sou membro da Icm aqui no Rio, e gostaria muito de ter ido também. O Pr. Marcos foi aí nos representando. Que bom sabermos que existe pessoas comprometidas com a propagação das boas novas! Continue assim.
Isaque Lima

Anonymous said...

Meu Rei !!!
Muito legal teres colocado esse evento no teu blog. Já está na hora das pessoas deixarem seus preconceitos e abrirem o coração para a verdadeira finalidade da vida, que é o amor, seja lá de que forma ou como ele é encontrado.
Chega das pessoas dizerem : eu não sou preconceituosa mas se fosse com meu filho(a)...não sei como seria....
Me orgulho muito em ter um amigo como tu.
Te amo
Ludwig