Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Wednesday, June 26, 2013

V de Vingança e a tomada das ruas

A esta altura do campeonato só mesmo um ET poderia desconhecer o que está acontecendo no Brasil. Finalmente a massa ocupou as ruas e grita suas reinvindicações a plenos pulmões. Chega de marasmo e obedecer tudo como cordeirinhos.

Estive participando das manifestações e digo que dá de tudo no bolo de gente. Pessoas realmente bem intecionadas com suas mensagens em cartazes e gritos , grupos oportunistas querendo pegar uma casquinha do momento até, realmente, gangues organizadas para depredar e roubar.

No meio de tudo isto, um personagem, destaca-se. É o Anonymous, personagem do filme “V de Vingança” (que por sua vez foi baseado numa HQ), que, como diz seu nome, anonimamente divulga sua mensagem de rebeldia e assim estimula o povo a tomar as ruas e mudar a ordem vigente.

O filme é de 2006 e seu recado é clássico. Vem exatamente na linha da construção de respostas revolucionárias para mudar o status, mudar uma sociedade distópica.

Na época me caiu os butiá a cena que o V (Hugo Weaving) dança com a Evey Hammond (Natalie Portman), ao som de “I´m a Bird Girl Now”, do Antony and the Johnsons, um grupo que amo.

Fiquei tao impressionado que peguei o clipe e legendei.

Como agora o V voltou a baila, divulgo novamente esta beleza.

A Zero Hora publicou hoje uma materia sobre o Anonymous Brasil.

Eu realmente não tenho opinião formada a respeito do assunto, porém minha tendência é desconfiar de tudo aquilo que se oculta atrás de máscaras.

Reproduzo a matéria abaixo.

-------------------------------------

A máscara do protesto

Com inúmeras bandeiras de reivindicações, as multidões que desfilam pelas ruas do país se identificaram com uma face. A de um grupo que age no anonimato na internet e arrebata seguidores com um discurso crítico.


OWikileaks ganhou um parceiro de peso em vazamentos de segredos na internet. É o Anonymous, que é um grupo e também pode ser ninguém. Ele não tem rosto, mas sua máscara virou viral nos protestos que galvanizam o país. Ele só se comunica pelo YouTube e Facebook, está cheio de cópias falsas pelas ruas e nem mesmo se sabe se é um sujeito, um evento ou um holograma. Tudo que se conhece dele é que imita a fisionomia de Guy Fawkes, o herói do filme V de Vingança. Baseado num personagem real, um rebelde vingativo anti-monarquista, é a inspiração do grupo de ciberativistas que quer mudar à força a política no planeta – e no Brasil.

Para uns, o Anonymous é uma organização direitista disfarçada e preocupada em atacar a esquerda no poder e o governo Dilma em particular. É verdade que não tem economizado em críticas à presidente brasileira. Mas os conservadores também têm queixas: o Anonymous, para eles, é a figura do anarquismo e do caos, pregando a desordem nas ruas e partilha de lucros de alguns empresários, como os do transporte coletivo. O certo é que, nas passeatas, o mascarado com pseudônimo virou cult entre crianças e velhos, que desfilam com sua face plástica e o bigodinho de mosqueteiro, e seus argumentos estão na boca de jovens que estão indo às ruas.

A figura é simpática, mas não inofensiva. Isso porque o Anonymous bisbilhota e usa táticas de hacker, na tentativa de divulgar suas causas. O site anonymousbrasil.com divulgou, semana passada, dados privados do governador do Rio, Sérgio Cabral, do secretário da Segurança Pública (o gaúcho José Mariano Beltrame), do polêmico pastor e deputado federal Marco Feliciano e dos jogadores Ronaldo Nazário e Pelé. Exibiu telefones, CPFs, listas de empresas, dados de faturamento. Em outros posts, expôs relatórios confidenciais das PMs brasileiras, incluindo e-mails pessoais de oficiais, pirateados, locais de blitze, contabilização de despesas. Quando um homem atropelou manifestantes em Ribeirão Preto, há pouco mais de uma semana, o Anonymous logo postou informações pessoais sobre ele no seu site. A tática em tudo imita o Wikileaks do proscrito Julian Assange, e o Anonymous faz questão de confirmar isso.

O que é o Anonymous? Quem são seus integrantes? Zero Hora perguntou isso aos organizadores do site, mas não obteve resposta. É certo que não se trata de um simples grupo de amadores a improvisar uma revolta via mídias sociais. Foi em junho de 2011 que o primeiro vídeo dessa organização, com nítida inspiração anarquista, vazou no YouTube, em meio a protestos na Europa. É coisa de profissional, tem qualidade publicitária. Abre com uma vinheta caprichada, um globo, sugerindo a universalidade do grupo. Logo depois vem o emblema da ONU, encimado por um ponto de interrogação. Surge finalmente na tela o protagonista, um mascarado, com voz modulada, ao estilo locutor de rádio, masterizada e dublada no idioma do público-ouvinte: português, quando no Brasil, ou inglês com tradução.

Especialista define como “o rosto da manifestação”

A voz do mascarado é séria, às vezes feminina, hipnótica, lembra algo do filme 1984 e do Grande Irmão (Big Brother) descrito por George Orwell, aquele que controla a tudo e a todos. Mas a mensagem é o oposto disso: prega descontrole, rebelião, ao estilo “contra tudo que está aí”. O homem sem rosto e com linguajar refinado fala que um dia acordou e decidiu lutar. Seu campo de batalha é o ciberespaço. Seu recado é para “multidões que não têm voz, oprimidas pelos detentores de poderes públicos e privados”. Slogans que lembram os anarquistas do século 19, mas impulsionados por tecnologia do século 21.
Especialista e estudioso de mídias sociais, o professor na Unisinos Felipe de Oliveira explica que a falta de identidade é proposital no Anonymous, para poder realizar ações clandestinas, como a invasão de sites governamentais ou privados. O que espanta o pesquisador é que o mascarado anônimo imprimiu sua cara nos protestos, literalmente. Organizado dentro da internet e dali saindo para as ruas, o grupo é sucesso de mídia (1,6 milhão de acessos numa resposta ao colunista global Arnaldo Jabor).
– É o rosto dessa mobilização, gostem ou não – diz Oliveira.
humberto.trezzi@zerohora.com.br

Sobram críticas a todos

Slogans não faltam ao Anonymous. No Brasil, a organização prega um levante popular “para acabar com a farra de imoralidade que vivemos em nosso país e em outras partes do mundo”. Os ciberativistas dizem que seus motivos são tão válidos como os da Turquia... porque o Brasil não tem escolas em número suficiente, hospitais, postos de saúde, boas estradas, transporte.


– Enquanto isso, o governo gasta milhões com estádios de futebol e nas Olimpíadas. Importar médicos de outros países é fácil... quero ver formar os seus e zelar para que eles não saiam do país. Nós temos motivos, sim, para lutar. E é por muito mais que R$ 0,20 – diz o mascarado, em um dos vídeos.


Entre as causas defendidas está o apoio a que promotores continuem investigando e a que reclama da taxação excessiva a que os brasileiros são submetidos.


– A PEC 37 (rejeitada ontem pelos deputados) é outro absurdo e terá sua vez nos protestos. E não venha dizer que somos revoltosos de classe média. Pagamos mais impostos que qualquer outro país do mundo e temos em retorno a pior educação e saúde... vocês realmente achavam que essa apatia do povo seria eterna? Merecemos mais que isso. Vamos fazer o que nossos pais não conseguiram na década de 80, vamos recriar a democracia. E mostrar que as autoridades estão aqui para nos servir e não para nos explorar. Sua hora vai chegar – avisa o mascarado, com voz metálica.

No comments: