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Tuesday, June 04, 2013

Teatro–A Beira do Abismo me Cresceram Asas

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Uma peça simples, delicada e  feminina.  Leve e com um evidente toque carinhoso, “À beira do abismo me cresceram asas” (com texto, co-direção e atuação de Maite Proença -  juntamente com Clarisse Derzié Luz ), mostra algumas passagens na vida de duas anciãs (Terezinha, 86 anos, e Valdina, 80 anos)  moradoras em numa instituição para idosos.

Ali elas recordam suas vidas, lamentam o abandono, refletem sobre a morte, o tempo, amor, família, divertem-se, riem e choram

Terezinha (Maitê) é mais carrancuda, um tanto amarga e vê o mundo sem muita fantasia. Já Valdina (Clarisse), é mais alegre e transgressora (mas esconde algo do seu passado familiar).

Ambas  sabem que no final das contas, apesar de terem relações familiares (um tanto frouxas) extra instituição, o que têm de concreto é amizade e o companheirismo uma da outra. E assim, sem grandes embates, vão atravessando o cotidiano procurando extrair dele o melhor.

Algumas passagens são particularmente pungentes, especialmente aquela com  Terezinha acompanhando a voz de Piaf em “Je ne regrette rien” e depois com Dalva de Oliveira em “Estão voltando as flores” (uma música que adoro).

O texto oferece algumas pérolas, como quando Terezinha questiona o interlocutor : " O que você vê quando olha pra mim? Uma velha rabugenta e reclamona? Eu não sou o que você está olhando. Eu sou aquilo que está dentro do que você está olhando. E o que eu converso com você vem de lá, eu sou o lado avesso da velha que você vê. Aqui dentro tem um menina de 16 anos, linda, leve, ..." e assim vai.

Ou então quando ela cita Piaf com “A velhice não é para covardes” (uma grande verdade que pode ser estendida à qualquer momento da vida). E também o mistério e o encanto da frase que dá nome ao espetáculo e que pode ser entendida como o encontro da sabedoria com a morte.

As atrizes estão muito bem. O figurino é belíssimo e tudo o mais funciona  (acabei me emocionando – e refletindo  - em vários momentos)

De maneira geral gostei  Não achei nada excepcional, mas vale a pena.

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Crítica de Barbara Heliodora (O Globo)

Retrato encantador de duas mulheres

Com dados colhidos por Fernando Duarte em entrevistas com um grupo de idosos, Maitê Proença armou um tocante diálogo entre duas mulheres que ficam amigas na instituição onde moram e um suposto jovem que as entrevista. Juntas, mesmo que perfeitamente individualizadas, as duas compõem, com suas lembranças de acontecimentos e emoções, um painel da vida de todas as mulheres em sua experiência humana.

Uma mais reflexiva, a outra mais extrovertida, tanto uma quanto outra podem dizer, com verdade, que “À beira do abismo me cresceram asas” — e, por isso, conseguem manter vivas a riqueza interior, as emoções e a imaginação que os outros supõem que a idade lhes tenham matado. O texto, com isso, resulta fluido, ora alegre, ora emotivo, enriquecido pela diversidade das experiências vivida por cada uma das duas amigas, e gostosamente teatral.

Sem imitação da velhice

A montagem em cartaz no Teatro do Leblon é simples e harmoniosa, com um cenário que, mesmo nos lembrando que estamos no teatro, cria o ambiente impessoal mas amistoso, onde duas cadeiras, diante de paredes brancas mas translúcidas, estabelecem o universo em que as duas moram. Os lindos figurinos de Beth Filipecki por certo as ajudam a alçar voo. A luz de Jorginho de Carvalho e a trilha de Alessandro Perssan completam com precisão e delicadeza o ambiente.
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A direção de Clarice Niskier e Maitê Proença, com supervisão de Amir Haddad, é delicadamente simples, guiada pelo amor ao mundo que devia ser criado, profundamente carinhosa, mas sem cair um momento na pieguice, confiante na capacidade das duas intérpretes. Maitê Proença e Clarisse Derzié Luz atual com a harmonia de uma peça de piano a quatro mãos; cada uma tem seus momentos de solo, contraponto uns dos outros, e nos duetos formam um desenho único, harmônico, nos quais as ocasionais e pequenas discórdias só servem para ampliar a amizade.

Evitando qualquer imitação de velhice, mas buscando o peso da experiência, Maitê e Clarisse têm, ambas, atuações de grande encanto, trabalhando com uma cumplicidade que traduz bem o conforto que as duas encontraram nessa reunião de duas experiências de vida diversas, mas de duas mulheres que tiveram, e ainda têm, muito para dar ao mundo em que vivem, mesmo quando esse é necessariamente limitado.


“À beira do abismo me cresceram asas” é um espetáculo de imenso encanto, que fala sobre todos nós com sabedoria e humor.

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