Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Wednesday, July 02, 2008

Teatro - Ensina-me a viver


Esta peça foi especialmente escolhida para a comemoração dos 150 anos do Teatro São Pedro de Porto Alegre. Justa escolha pois reúne vários elementos de celebração da arte. Primeiro é baseada no cultuado filme homonimo de 1971, dirigido por Hal Ashby, que marcou época por sua transgressão e por apresentar uma das mais bizarras histórias de amor do século passado (Harold and Maude). Depois, por fazer uma bela celebração do teatro. Num determinado momento Maude diz que tudo o que ocorre no teatro é efêmero, dura o momento do olhar e da emoção, não se repete jamais. Cada sessão é diferente da outra. Isto é uma grande verdade e traduz a conhecida magia teatral. Tudo acontece no momento-já e quem pisca, perde. Não se poderia escolher melhor discurso para os 150 anos do velho Pedro.

A montagem é ótima, os atores são espetaculares. Ilana Kaplan está engraçadíssima como a mãe dondoca. Arlindo Lopes detona como o sequelado Harold. Fernada de Freitas e Augusto Madeira dão um show nos diversos personagens que encarnam. E, óbvio, Gloria Menezes merece todas as honras. Fantástica. Há muitos anos vi “Navalha na Carne” com ela e fiquei impressionado. Hoje volto a vê-la e tenho a dizer que, apesar das plásticas, continua uma grande atriz. Realmente merece respeito.

Enfim, uma peça emocionante para derramar lágrimas mesmo. Saí lavado.

No comments: