Os intocaveis - poster |
De um lado, o milionário Philippe (François Cluzet, o Dustin Hoffman francês, ótimo como sempre), - o brâmane - , altamente erudito, requintado, aristocrata, fino, chique, elegante, porém tetraplégico.
De outro, o estrangeiro Driss (Omar Sy), - o pária-, um semi-marginal, ex-detento, meio-órfão, quase um homeless, desempregado, apreciador de funk de raiz (tipo Earth, Wind and Fire, Kool and the Gang) .
Dentro de um “sistema de castas” (que existe quer queiramos ou não, mesmo camuflado), pode-se imaginar que estes dois universos jamais se tocariam, seja por discriminação, preconceito, temor, condição econômica, condição profissional, poder, etc.
Ou seja, cada macaco no seu galho, cada classe no seu mundo .
Porém este inusitado acontece quando Philipe contrata (em teste) Driss como seu cuidador pessoal.
A partir daí a aproximação que ocorre entre os dois irá desencadear diversas experiências que irão transformá-los, que irão abrir em ambos novos olhares, horizontes e possibilidades de vida
François Cluzet & Omar Sy |
Algumas cenas são fantásticas, especialmente aquela da associação das músicas clássicas com a mídia e a outra com os vários formatos de barba e bigode que Driss vai esculpindo no rosto do Philipe.
Não é um super filme, mas vale a pena, mesmo porque assistir um longa baseado em valores humanos é sempre bom.
Mesmo soando piegas.
---------------
Trailer abaixo
Sistema de Castas
Só para registro : O desenho abaixo representa o sistema de castas da India, que é condenado por lei mas que ocorre na prática cultural do povo.
No comments:
Post a Comment