Hino do Blog - Clique para ouvir

Hino do Blog : " ...e todas as vozes da minha cabeça, agora ... juntas. Não pára não - até o chão - elas estão descontroladas..."
Clique para ouvir

Wednesday, August 09, 2017

Tsundoku: o hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los de lado sem serem lidos






"Tsundoku" - Bem eu ...


Há muito tempo li uma crônica do Moacyr Scliar na qual ele falava do "livro nunca lido".

 Aquele livro que ele não conhecia e que jamais leria, e que poderia ser o "livro da sua vida".

Este livro idealizado poderia estar escondido nas prateleiras de livrarias ou bibliotecas ou até mesmo submerso num balaião da Feira do Livro.

Ele nunca saberia.

Nesta neura, ele tinha uma espécie de compulsão de ir comprando - e estocando- livros para que, quem sabe, algum dia este livro mágico se revelasse.

Acho que penso igual...

============================================================


Matéria da Revista Galileu (link para a postagem original, abaixo)

Você compra mais livros do que consegue ler? Esta palavra te define

Tsundoku: o hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los de lado sem serem lidos

Você não resiste a uma livraria. Mesmo sabendo que já tem vários livros ainda não lidos em casa, entra mesmo assim e sai com novas aquisições. Ou faz o mesmo na internet ao receber um e-mail avisando que alguns livros do assunto pelo qual você tem interesse estão em promoção. Resultado: você tem uma pilha de leituras muito maior do que realmente consegue ler.

Quem é apaixonado por livros provavelmente se identifica com a situação descrita acima. Isso acontece tanto que existem, inclusive, grupos de apoio sobre o assunto em redes sociais voltadas para leitores, como o Goodreads, por exemplo.

Existe ainda uma palavra em japonês que define a sensação já bem conhecida por leitores e compradores ávidos de livros: tsundoku.Trata-se do hábito de comprar materiais de leitura e deixá-los em uma pilha sem nunca serem livros. Em entrevista ao Quartz, o professor de japonês Sahoko Ichikawa, da Universidade Cornell, dos Estados Unidos, explicou que o termo teve origem no século 19 e que "tsunde" significa empilhar coisas e "oku", deixá-las de lado por um tempo.

Poder da leitura
A ciência estuda a influência que os livros que de fato são lidos têm em seus leitores. Um levantamento recente mostra, por exemplo, que ler Harry Potter faz com que fãs lidem melhor com a morte. Já um estudo publicado no periódico Social Science and Medicine afirma que ler regularmente pode aumentar sua expectativa de vida.

==========================================


http://revistagalileu.globo.com/Cultura/noticia/2017/08/voce-compra-mais-livros-do-que-consegue-ler-esta-palavra-te-define.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=compartilharDesktop

No comments: