Infelizmente , ignorei este sábio conselho e mais uma vez caí como um patinho ao comprar o premiadíssimo “Se eu fechar meus olhos agora”, do jornalista Edney Silvestre.
Este livro venceu o Jabuti 2010 de melhor romance de forma polêmica, foi muito elogiado e alçou seu autor ao patamar de celebridade literária nacional.
Ledo engano.
O livro é uma porcaria. Não conseguir avançar e acabei largando, totalmente abismado com a ode à curteza das faculdades literárias cometida a cada página.
Ou eu estou muito ranzinza ou realmente não consegui entender a “beleza da escrita do autor”.
Gente, o que é aquela cena logo no início onde os dois garotos de 12 anos (sim, 12 anos) são torturados e acusados pela polícia de estuprar e matar uma mulher ? O “diálogo” entre os policiais e os garotos é vergonhoso de tão canhestro e primitivo. E o pai malvado ? E depois, a história do velhinho fugitivo do asilo ? E os garotos são motivados exatamente pelo que ? - (do nada eles decidem bancar os detetives ) -
As cenas absurdas vão se enfileirando e não há um resquício de inteligência a que se apegar para motivar a continuidade da leitura.
Com a profundidade de pires de formiga, o autor demonstra querer construir uma alegoria da época da ditadura através dos olhos inocentes da infância. Quer coisa mais batida ? Mas este não é o problema. A questão é que o livro é escrita barata, óbvia, rasteira.
É inacreditável que alguém tenha encontrado qualidade neste cambalacho literário.
Cotação : Uó total
======================================================================
Em entrevista a Folha, Edney comenta não saber o motivo do sucesso do livro.
Vejamos alguns trechos :
Folha : "Tudo começou de verdade com uma crítica elogiosa que recebi na Folha. Aí começou a repercussão." A razão do sucesso ele não sabe, mas arrisca uma hipótese.
Meu comentario : Recebeu uma crítica elogiosa na Folha : só pode ter sido de um compadre.
Folha : "Talvez porque o livro seja um balanço sobre a história do Brasil. E também uma história policial, em termos. E também por ser um romance de formação", divaga.
Meu comentário ; “balanço sobre a história do Brasil”, “história policial”, “romance de formação”, - Ah, ... a modéstia é comovente...
Folha : “Silvestre fará 56 anos em 2011. A estreia tardia, na opinião dele, foi fundamental para amadurecer a criação. "Mas estou em boa companhia. Cervantes também começou em idade madura na literatura. Nada mal, não?" “
Meu comentário : Gente do céu, comparar-se a Cervantes ? Só pode estar brincando ! O bonito tá se achando ...
Folha : Agora Silvestre prepara um novo romance. Sobre o livro, adianta apenas que "envolve o sentimento de ser estrangeiro no mundo".
Meu aviso : Que mêda ! Fiquem alertas !! Fujam !
No comments:
Post a Comment