Não, não se trata do poema épico atribuído a Homero, e sim do livro sobre um gato cego da escritora americana Gwen Cooper .
Homero é o nome do bichano que teve os olhos extirpados no pós-nascimento devido a uma doença, foi abandonado em uma veterinária e que teve a sorte de ser adotado por Gwen.
Isto num momento complicado da vida dela (pós-separação, morando de favor, emprego frágil, etc). Mesmo assim, Gwen apaixona-se pelo bichano e acompanha surpresa o desenvolvimento de várias de suas habilidades ( localizar a comida, usar a caixa de areia, correr, brincar, pular sobre os móveis, esperá-la na porta, etc).
Com momentos hilarios e emocionantes, o livro alterna o relatos das aventuras de Homero (uma em especial é absolutamente absurda de fantástica – aquela em que Gwen acorda no meio na noite e ouve Homero rosnar ... ), com as próprias vivências da escritora. Gwen muitas vezes vê Homero como um mestre - principalmente diante da sua intrepidez para superar sua deficiência - e em determinados momentos age em sua própria vida de acordo com o que aprende com ele.
O livro é eficiente naquilo que pretende e certamente é indicado principalmente para os amantes dos bichanos, já que muitas passagens só vão ser devidamente apreciadas por aqueles que entendem e aceitam a psicologia felina ( a mesma que afasta muita gente do contato com os peludos).
Conceito : Muito bom
Para constar : tenho três gatos em casa (um é zen que dorme comigo, outro bi-polar que chega perto quando quer, e o terceiro totalmente selvagem que odeia os humanos )
Site da Gwen
http://gwencooper.com/
No comments:
Post a Comment